Levantamento mostra que organizações na Europa veem impacto benéfico da lei na confiança do consumidor e na proteção de dados
A implementação da GDPR (Regulamentação Geral de Proteção de Dados) na União Europeia tem gerado um efeito extremamente positivo nos processos de negócio europeus. É o que revela um estudo da Check Point, fornecedora de soluções de cibersegurança.
O levantamento aponta que 75% das organizações acreditam que a lei teve impacto benéfico na confiança do consumidor e 73% asseguram que melhoraram a segurança dos seus dados. Além disso, 60% dos entrevistados afirmam que os seus negócios já adotaram por completo todas as medidas da GDPR, e somente 4% encontram-se ainda no início do processo de conformidade.
Quando solicitados para indicarem o desempenho na gestão e no cumprimento dos requisitos da GDPR numa escala de 0 a 10 (onde o 0 “nada” e 10 “totalmente”), a média alcançada foi de 7,91.
Uma razão para o desempenho positivo se deve à abordagem estratégica à segurança dos dados encorajada pela GDPR. O estudo revela ainda que 65% dos CTOs, CIOs, gerentes de TI e de segurança acreditam que as suas empresas têm uma abordagem estratégica e orgânica à cibersegurança. Essa abordagem se define num todo, em que as medidas são aplicadas de baixo para cima de modo a atingir as obrigações da GDPR.
O estudo revela também um progresso significativo em toda a Europa, e isto se deve a um conjunto de diferentes iniciativas. Pouco mais de metade (55%) dos entrevistados indicaram ter criado grupos de trabalho focados na GDPR. Os restantes 45% alocaram orçamento para cobrir os custos de sua implementação, enquanto 41% contratou consultores especializados na lei geral.
A partir de uma perspectiva de TI, os passos mais comuns dados para a conformidade com os requisitos de GDPR foram:
. Adoção padrão de medidas de segurança (44%);
. Promoção de ações de formação para funcionários, para aumentar o seu conhecimento dos riscos de segurança de dados (41%);
. Implementação de um sistema de controle de acessos e de encriptação (41%).
O estudo também mostra que ao endereçar os requisitos da GDPR, houve um aumento de investimentos (27% dos entrevistados investiram entre US$ 55 mil a US$165,3 mil), os quais apresentaram um retorno do investimento (ROI) em forma de benefícios como aumento da confiança do consumidor e em uma maior segurança dos dados.
Para o levantamento foram ouvidos mil CTOs, CIOs, gerentes de TI e gerentes de segurança na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido para compreender como as empresas europeias abordaram os requisitos da GDPR.