Um relatório da consultoria Gartner prevê que até 2026, 30% das empresas automatizarão mais da metade de suas atividades de rede, um crescimento significativo em relação aos 10% registrados em meados de 2023, triplicando essa quantidade. A tendência reflete o aumento da busca por tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) e automação inteligente para enfrentar os desafios de complexidade operacional e grandes volumes de dados.
Leia também
Chrome já sincroniza chaves em todos os dispositivos
Robô de entregas atropelou mulher em universidade
Segundo Chris Saunderson, diretor Analista Sênior da Gartner, os líderes de infraestrutura e operações estão focando em análises baseadas em IA para aumentar a resiliência e a agilidade nas empresas. A IA aplicada às operações de infraestrutura (I&O) está transformando a tomada de decisões e execução de ações, integrando-se cada vez mais às iniciativas de automação empresarial, especialmente com o uso de IA generativa (GenAI).
A adoção de IA nas operações ainda está em fase inicial, situada no ponto mais baixo do ciclo de hype da Gartner, mas deve se popularizar nos próximos cinco a dez anos. A GenAI, ao oferecer uma gama avançada de recursos, já está aumentando a demanda por plataformas de IA, facilitando operações mais eficientes e insights valiosos. Essa evolução tecnológica está redefinindo o mercado de automação e AIOps (operações de TI baseadas em IA).
Frances Karamouzis, VP Analyst na Gartner, destaca que a hiperautomação, combinada com IA, está ganhando força desde o lançamento da GenAI em 2022. A hiperautomação usa várias tecnologias, como aprendizado de máquina, automação de processos robóticos e software orientado a eventos, sendo essencial para 90% das grandes empresas que buscam excelência operacional.
No entanto, menos de 20% das empresas dominam a medição de iniciativas de hiperautomação. Esse movimento é impulsionado pela necessidade de fortalecer a resiliência empresarial e atender a um mercado cada vez mais competitivo, à medida que a demanda por tecnologias que integram IA e GenAI segue em crescimento.