O e-mail continua sendo o canal preferido tanto por provedores de serviços de TIC quanto por seus clientes para o recebimento de informações sobre vulnerabilidades, segundo uma pesquisa encomendada pelo Digital Trust Center (DTC), órgão vinculado ao Ministério de Assuntos Econômicos dos Países Baixos. O levantamento envolveu cerca de duzentos provedores de serviços e aproximadamente setecentos clientes de TI.
Leia também
Credenciais na raiz de 41% dos incidentes de segurança
Como o Google usa I.A. para migrar seu próprio código
O objetivo da pesquisa foi entender melhor como as informações sobre segurança digital podem ser fornecidas de maneira mais eficaz, levando em conta as práticas e necessidades dos diferentes públicos. Foram analisadas questões como a frequência desejada, a fonte preferida das informações e os meios de comunicação mais apropriados.
A responsabilidade por lidar com vulnerabilidades costuma recair sobre os próprios participantes da pesquisa. E, quando questionados sobre como preferem receber essas informações, o e-mail foi apontado como o método mais desejado: 70% dos clientes de TI preferem ser notificados por e-mail sobre violações de segurança, assim como 66% dos provedores de serviços de TI. No caso dos próprios provedores que comunicam vulnerabilidades aos seus clientes, 63% também utilizam o e-mail como principal canal.