A Microsoft continua liderando as marcas mais usadas no mundo por cibercriminosos em campanhas de phishing, indica o Relatório sobre Phishing de Marca referente ao quarto trimestre de 2020 da Check Point Research. O relatório aponta as marcas mais utilizadas por cibercriminosos nas tentativas de enganar usuários com emails ou páginas falsos para roubar informações pessoais ou credenciais de pagamento.
A pesquisa capturou dados de outubro a dezembro. No trimestre anterior, a Microsoft já havia sido a marca mais usada pelos cibercriminosos e a tendência continuou, mas a porcentagem de tentativas de phishing relacionadas essa marca registrou um aumento de 19% para 43%. A segunda marca mais imitada foi a transportadora de encomendas DHL, presente em 18% de todas as tentativas de phishing, resultado do interesse dos usuários pelas compras online nesse período.
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O relatório da pesquisa afirma que entre os setores mais afetados pelo phishing de marca destacam-se o de tecnologia, seguido pela distribuição/entregas e varejo. Estas são as dez marcas mais utilizadas em imitações para uso em phishing no quarto trimestre de 2020:
- Microsoft (presente em 43% de todas as tentativas de phishing em nível global)
- DHL (18%)
- LinkedIn (6%)
- Amazon (5%)
- Rakuten (4%)
- IKEA (3%)
- Google (2%)
- Paypal (2%)
- Chase (2%)
- Yahoo (1%)