Então o que o usuário cotidiano pode fazer para se proteger contra o risco de ransomwares? A resposta é dupla: ser esperto – e se proteger. Ser esperto significa, em primeiro lugar, entender como pode ser infectado por ransomware e tomar medidas para se prevenir contra esse risco. Se proteger significa instalar soluções de segurança no computador e nos dispositivos móveis para ajudar a bloquear o ransomware.
Abaixo, listamos mais uma série de dicas que podem ajudar o usuário a se proteger do ransomware.
– Evite abrir e-mails não verificados ou clicar em links embutidos que podem iniciar o processo de instalação de um ransomware – e tome cuidado para não fazer isso em mídias sociais. Lembre-se de que o ransomware pode chegar ao computador ou dispositivo móvel por meio de e-mails de phishing, sites comprometidos, malvertisements, mídias sociais, mensagens instantâneas ou aplicativos falsos ou infectados que você instala sem querer.
– Faça backup de arquivos importantes regularmente usando a regra 3-2-1: crie três cópias de backup, em dois meios diferentes, com um dos backups em um local separado. Serviços de backup sincronizados com nuvens podem te ajudar a cumprir o último requisito.
– Atualize os sistemas operacionais e aplicativos regularmente para garantir que esteja atualizado com as mais recentes proteções contra novas vulnerabilidades.
Nova arma contra ataques Ransomware
Recentemente, a Trend Micro divulgou globalmente o anúncio da solução de segurança endpoint nomeada XGenTM. Esta nova oferta é alimentada por uma combinação de diferentes técnicas de defesa contra ameaças e que aplica a tecnologia certa de forma inteligente, resultando em uma proteção mais eficaz e eficiente.
A abordagem exclusiva da Trend Micro utiliza métodos, com eficácia comprovada, para rapidamente diferenciar dados benignos de ameaças conhecidas, tais como controle de aplicativos, prevenção de exploit, análise comportamental dos malware e a aprendizagem automática ou machine learning: que identifica os ataques de forma mais rápida e precisa. A Trend Micro é a primeira empresa a incluir machine learning "de alta fidelidade" em sua abordagem – analisando os arquivos de forma única tanto antes da execução, quanto durante a execução, usando habilidades de “cancelamento de ruídos”, como verificação whitelist e checagem de censo, para reduzir o número de falsos positivos.