banner senha segura
senhasegura

DevSecOps acham que IA será usada em ciberataque global

Profissionais de DevSecOps acreditam que cibercriminosos podem utilizar a inteligência artificial para causar um incidente cibernético global nos próximos 12 meses
Da Redação
22/06/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma nova pesquisa do Deep Instinct descobriu que 78% dos profissionais de DevSecOps (responsáveis pela integração de processos de segurança da informação às atividades de desenvolvimento e operações) estão preocupados com o fato de que os criminosos cibernéticos possam utilizar a inteligência artificial (IA) para causar um incidente cibernético global nos próximos 12 meses.

O estudo com 600 profissionais de TI e segurança cibernética revelou que mais da metade dos entrevistados acredita que ransomware ou ataques de dia zero são as maiores ameaças às suas organizações.

De acordo o levantamento, os profissionais de TI e segurança cibernética gastam cerca de 10 horas por semana avaliando alertas falsos positivos e 69% concordam que o baixo moral da equipe pode resultar da fadiga causada por alertas devido ao grande volume de falsos positivos. Já 80% dizem que o tempo não usado em falsos positivos é gasto no tratamento de patches e atualizações de segurança demorados para garantir que as soluções permaneçam eficazes.

“Grandes eventos recentes colocaram uma prioridade elevada na segurança, mas essas ameaças há muito merecem a atenção que agora estão recebendo em nível global. À medida que trabalhamos para implementar uma camada de defesa mais forte, será tão importante proteger os funcionários que trabalham duro que fazem parte do SOC para garantir a segurança dos negócios”, disse Guy Caspi, CEO da Deep Instinct.

Veja isso
Botnet usa DevOps para se manter ágil e garantir novas cargas e exploits
DevOps: Violações se dão através de componentes de código aberto

Segundo ele, os resultados do relatório esclarecem os desafios exaustivos que as equipes de operações de segurança enfrentam diariamente. “Reconhecendo a necessidade de uma nova abordagem, decidimos fornecer o alívio de que as equipes precisam desesperadamente”, diz Caspi.

Entre outras descobertas da pesquisa está que 66% acreditam que o pagamento de um resgate deve ser ilegal, 63% acreditam que o nível de inovação disruptiva em segurança cibernética aumentou e 38% definitivamente recomprariam sua solução de detecção e resposta de endpoint existente.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório