iOS-iPhone.jpg

Descobertos 30 apps ‘fleeceware’ para iOS na App Store

Da Redação
15/04/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Pesquisadores de segurança da Sophos Labs identificaram outra onda de aplicativos móveis de fleeceware para iOS na loja virtual da Apple

iOS-iPhone.jpg

Pesquisadores de segurança da Sophos Labs descobriram outra onda de aplicativos móveis sobrecarregando os usuários do iOS. Eles identificaram mais de duas dúzias desses apps iOS de “fleeceware” ativos na App Store. Fleeceware se refere a apps que não cancelam a inscrição do usuário automaticamente após a desinstalação e cobram taxas sem autorização.

Os pesquisadores identificaram 30 aplicativos de fleeceware na loja virtual da Apple. Durante o levantamento, eles descobriram que os apps cobram valores altos dos usuários por oferecerem “serviços escassos”.

Conforme mencionado em uma postagem os aplicativos são editores de imagem, leitores de horóscopo, adivinhação, palm, scanners de QR code e código de barras e aplicativos de filtro de rosto para adicionar ajustes às selfies.

Veja isto
Justica pressiona Apple por backdoor na criptografia do iPhone
App store remove 17 apps maliciosos para iPhone

Para esses aplicativos, os pesquisadores descobriram que os desenvolvedores cobravam US$ 9 por semana ou US$ 30 por mês, embora, mesmo no período de teste “gratuito”, os aplicativos não forneçam muitos recursos para os usuários gratuitamente. Portanto, obriga os usuários desde o primeiro dia a se inscrever.

Considerando que, em alguns outros casos, os aplicativos são oferecidos como “gratuitos”, ainda que não sejam gratuitos de verdade. Isso contrasta com as políticas da App Store. Muitos desses aplicativos, como também são evidentes nas análises de usuários, atraíram usuários por meio de vários anúncios. Esses anúncios podem aparecer em plataformas populares como TikTok e YouTube ou em outros aplicativos. Embora os detalhes sobre todos os 30 aplicativos estejam na publicação dos pesquisadores, a seguir listamos todos eles:

. Seer App: Face, Horoscope, Palm
. Selfie Art – Photo Editor
. Palmistry Decoder
. Lucky Life – Future Seer
.Life Palmistry – AI Palm & Tag
. Picsjoy-Cartoon Effect Editor
. Aging seer – Faceapp, Horoscope
. Face Aging Scan-AI Age Camera
. Face Reader – Horoscope Secret
. Horoscope Secret
. CIAO – Live Video Chat
. Astro Time & Daily Horoscope
. Video Recorder / Reaction
. Crazy Helium Funny Face Editor
. Banuba: Face Filters & Effects
. QR Code Reader – Scanner
. QR Code Reader & Barcode PRO
. Max Volume Booster
. Face Reading – Horoscope 2020
. Forecast Master 2019
. mSpy Lite Phone Family Tracker
. Fortunescope: Palm Reader 2019
. Zodiac Master Plus – Palm Scan
. WonderKey-Cartoon
. Avatar Maker Avatar Creator – Cartoon Emoji
. iMoji – Cartoon Avatar Emojis
. Life Insight-Palm & Animal Face
. Curiosity Lab-Fun Encyclopedia
. Quick Art: 1-Tap Photo Editor
. Astroline astrology, horoscope
. Celeb Twin – Who you look like

O que você deve fazer

Para os usuários de qualquer um desses aplicativos, a melhor opção para evitar pagar em excesso é cancelar as assinaturas imediatamente. Também é possível que seu dispositivo tenha um ou mais desses aplicativos instalados sem o seu consentimento. Portanto, faça uma revisão completa de todos os aplicativos em execução no seu dispositivo, verifique todas as assinaturas e veja o que é relevante para você.

No ano passado, os mesmos pesquisadores destacaram dezenas de aplicativos de fleeceware na Play Store do Google que sobrecarregaram os usuários do Android.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest