Deep web com celular: saiu o Tor para Android

Paulo Brito
16/09/2018
Clique para ampliar

Quem precisa navegar na Deep Web ou na Dark Web já pode fazer isso com seu smartphone Android: é que saiu a versão do Tor Browser para Android. Ainda é uma versão experimental, um release alpha, mas o Projeto Tor afirma que a privacidade está “no mesmo nível do Tor Browser for desktop”. Isso é bom especialmente para os usuários em todo o mundo cuja única conexão com a Internet é por meio de um telefone celular, que pode ser espionado.

De acordo com um relatório de novembro de 2017 da comScore e da Statista, 70 por cento dos usuários de Internet na Índia acessam a web exclusivamente através de dispositivos móveis. Na Indonésia, são 67 por cento. No Brasil esse número é de 29% segundo a mesma pesquisa. Esses números são representativos para muitas outras regiões da Ásia e da África, onde dissidentes e jornalistas costumam lidar com governos hostis ao seu trabalho.

Os usuários podem baixar o aplicativo no Google Play ou na página de download do projeto. Por enquanto, os usuários também precisarão instalar o aplicativo Orbot proxy, que conecta o aplicativo à rede Tor – o projeto informou que o objetivo é eliminar o Orbot no futuro.

A versão estável do Tor para Android está prevista para o início de 2019. O Projeto também observou que está esperando feedback sobre erros e falhas. “Esta é a nossa primeira versão do Tor Browser para Android, então pode haver mais bugs do que o normal”, observa a página do Projeto. “Se você encontrar um bug ou tiver uma sugestão de como poderíamos melhorar essas alterações, informe-nos … Rastreamos todos os problemas relacionados ao Tor Browser para Android com a palavra-chave tbb-mobile em nosso rastreador de bugs e estamos satisfeitos com relatórios de bugs, ali também.”

 

Compartilhar:

Últimas Notícias