Os sites oficiais do Banco Central da Dinamarca e de outros sete bancos privados no país foram atingidos por uma série de ataques DDoS na terça-feira, 10. Os ataques tornaram os serviços indisponíveis aos clientes, de acordo com o BC. Além dos sites, a Bankdata, empresa que desenvolve soluções de TI para o setor financeiro, também foi alvo de ataque.
Um ataque DDoS, ou ataque distribuído de negação de serviço, é um incidente cibernético malicioso usado para interromper a disponibilidade de um serviço para seus usuários. É um ataque que tenta tornar um serviço online indisponível, inundando-o com uma quantidade enorme de tráfego de várias fontes.
Os ataques DDoS costumam ser de grande escala e podem ter como alvo servidores da web, redes, aplicativos e dispositivos conectados à internet (IoT). Durante os ataques DDoS, os invasores enviam um grande volume de solicitações ao recurso visado para saturar sua largura de banda ou recursos de rede. Isso força o servidor a desacelerar drasticamente ou até travar completamente, tornando-o indisponível para usuários. O objetivo geralmente é ganho financeiro por meio de pedidos de resgate ou simplesmente interrupção e destruição.
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Quanto ao último ataque aos bancos dinamarqueses, um porta-voz do Banco Central disse à Reuters que seu site estava funcionando normalmente na tarde de terça-feira, 10, e que o ataque não afetou os outros sistemas do banco ou as operações diárias.
Devido ao ataque à Bankdata, sete sites de bancos privados foram afetados e não puderam ser acessados, disse um porta-voz da empresa. Os ataques incluíram dois dos maiores bancos da Dinamarca, o Jyske Bank e o Sydbank, disseram eles.O Sydbank confirmou em sua página no Facebook que o acesso ao seu site foi restrito na terça-feira. Um porta-voz da Jyske confirmou que alguns clientes tiveram problemas para acessar seu site na terça-feira.