O FinFisher é um spyware capaz de assumir todo o controle de um computador ou dispositivo móvel e obedecer comandos à distância, não importando onde o alvo esteja localizado. Ontem, grande parte dos segredos do FinFisher (na verdade uns 40GB) vazaram para a internet e estão disponíveis em torrent, por causa da invasão de servidores da empresa que o desenvolveu, a inglesa Gamma International.
O FinFisher pode ser facilmente instalado num Smartphone quando o usuário visita um link específico ou abre uma mensagem de texto que aparece como uma atualização do sistema. Entre outros recursos, o FinFisher tem um falso atualizador de Flash Player.
Segundo a pessoa que anunciou o vazamento, “a Gamma vende todo tipo de software de espionagem para governos e instituições policiais. Dois anos atrás, a imprensa revelou que o software estava sendo amplamente utilizado pelos governos no Oriente Médio, especialmente Bahrein, para invadir e espionar os computadores e telefones de jornalistas e dissidentes. O Grupo Gamma negou ter qualquer coisa a ver com isso, dizendo que eles só vendem suas ferramentas de hacking para “bons” governos, e que os regimes autoritários devem ter roubado uma cópia.”
A pessoa continua: “E esse era o fim da história, até alguns dias atrás, quando eu entrei na rede da Gamma e saí com 40GB de dados. Eu tenho a prova de que eles sabiam que estavam vendendo (e ainda estão) para as pessoas que utilizam o seu software para atacar ativistas do Bahrein, junto com um monte de outras coisas nesses 40GB.”
O material está disponível neste endereço:
https://www.dropbox.com/s/n7xch2vqc9p5x3e/finfisher.torrent?dl=1