maior provedor de backup vaza dados

Dados de Bolsonaro e outros 16 milhões expostos em vazamento de senhas

Funcionário do Einstein armazenou no GitHub uma planilha contendo as credenciais de acesso a dois banco de dados
Da Redação
26/11/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Informações pessoais de 16 milhões de cidadãos que fizeram teste para covid-19, armazenadas em dois sistemas do Ministério da Saúde, puderam ser livremente acessadas durante quase um mês. Entre essas pessoas estão Jair Bolsonaro e alguns de seus familiares; seis ministros, incluindo Eduardo Pazuello (Saúde), Onyx Lorenzoni e Damares Alves; 16 governadores, entre os quais João Doria; e mais os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

Veja isso
Ministério da Saúde admite que pode ter sofrido ataque cibernético
SUS tranca servidor. Hacker diz que há mais dois abertos

A exposição foi noticiada pelo jornal O Estado de S. Paulo, e teria ocorrido porque um funcionário da área de desenvolvimento do Hospital Alberto Einstein, que trabalha um projeto desenvolvido pelo hospital em conjunto com o ministério, armazenou no GitHub  uma planilha contendo as credenciais de acesso a esse banco de dados. O jornal recebeu a informação em denúncia anônima e com um link para o armazenamento no GitHub. O Einstein informou a O Estado de S. Paulo que o projeot conjunto se chama “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS)”, e busca fazer análises preditivas sobre a pandemia de covid-19.

As senhas dariam acesso aos sistemas E-SUS-VE, de casos suspeitos e confirmados de covid-19, e Sivep-Gripe, que registra internações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O sistema contém um prontuário do paciente, que tem informações como como a existência de doenças ou condições pré-existentes. O jornal teve fez acesso ao sistema e noticiou que havia informações até sobre o andar do hospital em que ficou internado o ministro da Saúde.

O Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde informaram ao jornal que as credenciais foram removidas da internet e já foram também substituídas.

O que é o GitHub

GitHub é uma empresa subsidiária da Microsoft. Sua especialidade é hospedar conteúdo, principalmente código dos desenvolvedores de software, que fazem o controle de versão usando o aplicativo Git. A empresa oferece o controle distribuído de versão e a funcionalidade de gerenciamento de código-fonte do Git.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)