CISO Advisor: 257.104 page views/mês - 97.376 usuários/mês - 5.277 assinantes

Dados de 92 milhões de brasileiros à venda

Da Redação
04/10/2019

Há uma pessoa leiloando na Dark Web, por um preço inicial de 15 mil dólares, um banco de dados contendo as informações de 92 milhões de brasileiros. A revelação foi feita no Twitter por um pesquisador que se identifica como Breach Radar e forneceu detalhes do leilão ao portal Bleeping Computer.

O vendedor dos dados, identificado como X4Crow, informa que nesse banco os registros contêm nome, data de nascimento, filiação, CPF, RG, números de carteira de motorista, título de eleitor e até a placa do carro, caso a pessoa tenha, endereços atual e anteriores. O leilão está sendo feito em vários mercados eletrônicos da Dark Web, onde se tem acesso apenas por meio de um convite ou com o pagamento de uma taxa.

Uma das postagens informa que o banco de dados tem 16GB e está em formato SQL. O preço inicial do leilão é de US $ 15.000, com incrementos de US $ 1.000 declara o vendedor. Num dos posts ele afirma que pode fazer pesquisas nesse banco. O portal Bleeping computer recebeu uma pequena amostra do banco e confirmou que as informações sobre os indivíduos são precisas e também incluem o nome da mãe e o sexo. O portal utilizou também o serviço de busca de CPF no site da Receita Federal do Brasil para confirmar a veracidade dos dados.

As origens do banco não foram reveladas no anúncio do vendedor, mas a principal suspeita neste momento é que trate de um banco de dados do governo, por causa do tipo de dado disponível. O X4Crow disse que há 92 milhões de registros únicos, praticamente todos os cidadãos brasileiros.

O Bleeping Computer informou que aparentemente o vendedor não recebeu nenhuma oferta. Mas que está tentando ganhar dinheiro vendendo informações detalhadas sobre brasileiros a US$ 150 cada consulta.

*Com agências internacionais

Compartilhar: