Dados da Chubb seguradora vazam em ataque de ransomware

Paulo Brito
27/03/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Os dados foram localizados pelo pesquisador Brett Callow, da Emisoft, incluindo até os de executivos da empresa

Dados da Chubb seguradora vazam em ataque de ransomware

O grupo Maze, que ataca empresa com um ransomware que também exfiltra dados, pode ter atacado a seguradora Chubb – especializada inclusive em seguro cibernético. A hipótese foi levantada pelo pesquisador Brett Callow, da Emisoft, que contou ontem ao TechCrunch ter localizado dados da empresa publicados na web. Os dados podem ter sido publicados pelos cibercriminosos como prova de que conseguiram exfiltrar material da empresa. Atualmente, muitos grupos de ransomware estão fazendo dump de dados na web quando as empresas não pagam o resgate. No caso dos dados localizados por Callow, havia inclusive o de três altos executivos da Chubb, incluindo o presidente Evan Greenberg.

O porta-voz da Chubb, Jeffrey Zack, disse que a empresa estava investigando um “incidente de segurança” envolvendo o acesso não autorizado a dados por “terceiros não identificados”. Acrescentou que a empresa não tem no momento provas de que o incidente tenha afetado a sua rede, que “permanece totalmente operacional”. O porta-voz não quis responder se dados de clientes haviam também vazado.

Veja isto:
Seguradoras inglesas revisarão apólices de cobertura cyber
Justiça dos EUA manda seguradora indenizar ciberataque

O ransomware Maze não apenas se espalha por uma rede, infectando e criptografando todos os computadores em seu caminho, mas também exfiltra os dados para os servidores dos invasores, onde são mantidos para resgate. Se o resgate não for pago, os invasores publicam os arquivos. Em dezembro, o FBI alertou as empresas sobre um aumento nos incidentes de ransomware relacionados ao Maze. Brett Callow disse que os atacantes responsáveis pelo incidente publicaram uma lista em seu site, alegando que os dados foram roubados da Chubb no início de março.

A Chubb é uma companhia de seguros americana, sediada em Warren (New Jersey), com cerca de 10 mil funcionários. È a vigésima maior seguradora de bens e de acidentes do Mundo, levando-se em consideração seu valor de mercado.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest