Curso percorre interações entre cyber e relações internacionais

Da Redação
12/04/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A pandemia causada pelo coronavírus e seu impacto na economia global estão tornando a cibersegurança crítica para a resiliência coletiva

O professor Bernardo Wahl, especialista brasileiro que estuda a cibersegurança na dimensão das relações internacionais, acaba de concluir e publicar o curso “Segurança Cibernética e Relações Internacionais”. Segundo o professor, “a crise da pandemia da Covid-19 e seu impacto na economia global estão tornando a cibersegurança crítica para a resiliência coletiva, à medida que milhões de trabalhadores e empresas em todo o mundo se tornam dependentes da infraestrutura digital em massa e implementam políticas de trabalho remotas em escala”.

O curso, explica Wahl, contém parte relevante do conhecimento que ele vem acumulando há muitos anos estudando o assunto. Bernardo Wahl estudou o tema inclusive em cursos sobre segurança cibernética nos EUA (“Cybersecurity: Issues in National and International Security”, Center for Hemispheric Defense Studies) e na Suíça (“Devising a National Cyber Security Strategy and Policy”, Geneva Centre for Security Policy).

Além de uma introdução geral, o curso aborda outros 12 tópicos: A Revolução Cibernética e as Relações Internacionais, Panorama Histórico dos Conflitos no Espaço Cibernético, Uma Visão Geral da Segurança Cibernética, A Ascensão do Poder Cibernético, A Evolução da Guerra Cibernética, Armas Cibernéticas, Atividade de Inteligência e Espionagem no Ciberespaço, Terrorismo Cibernético, Crime Organizado Cibernético, Hacktivismo, O Brasil e a Segurança Cibernética, além de Considerações Finais.

Bernardo Wahl G. de Araújo Jorge é professor universitário na área de Relações Internacionais, além de analista independente, palestrante e consultor autônomo. Graduado pela USP, tem o título de mestre pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) em Relações Internacionais. Leciona no curso de graduação em Relações Internacionais da FMU e no curso de pós-graduação Política e Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

O curso está disponível na plataforma Udemy em

https://www.udemy.com/course/seguranca-cibernetica-e-relacoes-internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest