45% dos funcoinários não sabe reagir a ataque de ransomware

Cruz Vermelha é vítima em ataque de ransomware

Foi detectado um sofisticado ataque contra servidores que hospedam informações mantidas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Da Redação
20/01/2022

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sediado em Genebra, Suíça, informou ontem que sofreu “um sofisticado ataque de segurança cibernética contra servidores de computador”. O ataque comprometeu dados pessoais e informações confidenciais de mais de 515.000 pessoas altamente vulneráveis, diz o comunicado do comitê, incluindo pessoas separadas de suas famílias devido a conflitos, migração e desastres, pessoas desaparecidas e suas famílias e pessoas detidas. Os dados se originaram de pelo menos 60 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em todo o mundo.

Veja isso
Ransomware em hospital retardou atendimento; paciente morreu
Saúde: 60% do setor põe cibersegurança em 2º plano

A preocupação mais premente do comitê após esse ataque são os riscos potenciais que acompanham essa violação – incluindo informações confidenciais compartilhadas publicamente – para as pessoas que a rede da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho procura proteger e ajudar, bem como suas famílias. Quando as pessoas desaparecem, a angústia e a incerteza para suas famílias e amigos são intensas.

“Um ataque aos dados de pessoas desaparecidas torna a angústia e o sofrimento das famílias ainda mais difíceis de suportar. Estamos todos chocados e perplexos que essas informações humanitárias sejam alvo e comprometidas”, disse Robert Mardini, diretor-geral do CICV. “Esse ataque cibernético coloca pessoas vulneráveis, aquelas que já precisam de serviços humanitários, em risco ainda maior”.

O CICV não tem indicações imediatas sobre quem realizou esse ataque cibernético, que teve como alvo uma empresa externa na Suíça que o CICV contrata para armazenar dados. Ainda não há nenhuma indicação de que as informações comprometidas foram vazadas ou compartilhadas publicamente.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar:

Últimas Notícias