ransomware-2320793_1280-1.jpg

Crescimento agressivo em ransomware e aumento em ataques de IoT

Pesquisa da SonicWall mostra que o Ryuk Ransomware foi o responsável por um terço de todos os ataques de ransomware em 2020
Da Redação
29/10/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs divulgaram hoje pela manhã o relatório de inteligência de ameaças do terceiro trimestre de 2020, com dados coletados pelos mais de 1 milhão de sensores de segurança da empresa espalhados pelo mundo. As descobertas acumuladas até setembro de 2020 destacam o uso crescente de ransomware, ameaças criptografadas e ataques que utilizam portas não-padrão pelos criminosos cibernéticos, enquanto o volume geral de malware diminui pelo terceiro trimestre consecutivo.

As principais descobertas do SonicWall Capture Labs foram as seguintes:

  • Queda de 39% em volume de malware detectado (4,4 bilhões no acumulado do ano); volume caiu pelo terceiro trimestre consecutivo
  • Aumento de 40% em ransomware global (199,7 milhões)
  • Aumento de 19% nas tentativas de intrusão (3,5 trilhões)
  • Aumento de 30% no malware de IoT (32,4 milhões)
  • 3% de crescimento de ameaças criptografadas (3,2 milhões)
  • Aumento de 2% em criptojacking (57,9 milhões)

Veja isso
Ataque de ransomware cresce 20% no Brasil; país já é o 6º no ranking
Bank of America comunica vazamento de dados de PJs

Embora os autores de malware e criminosos cibernéticos ainda estão ocupados trabalhando para lançar ataques cibernéticos sofisticados, a pesquisa da SonicWall conclui que o volume global de malware continua diminuindo continuamente em 2020. Em uma comparação ano a ano durante o terceiro trimestre, Os pesquisadores da SonicWall registraram 4,4 bilhões de ataques de malware – uma queda de 39% em todo o mundo.

Notavelmente, os pesquisadores da SonicWall observaram um aumento significativo nas detecções de ransomware Ryuk em 2020. No terceiro trimestre de 2019, a SonicWall detectou apenas 5.123 ataques de Ryuk. Durante o terceiro trimestre de 2020, a SonicWall detectou 67,3 milhões de ataques de Ryuk – um terço (33,7%) de todos os ataques de ransomware neste ano.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório