Os novos desafios (e ameaças) para a tecnologia 5G

As operadoras de telecom buscam garantia de segurança em suas operações 5G, especialmente para ransomware
Da Redação
24/11/2022

A Nokia contratou a consultoria GlobalData para fazer uma pesquisa sobre o cenário de segurança 5G atual e futuro e sobre o mercado de serviços de segurança gerenciados. Pesquisas on-line e quatro entrevistas em profundidade foram realizadas no primeiro semestre de 2022 com 50 entrevistados da área de telecom (Communication service providers ou CSPs), distribuídos igualmente entre APAC, LATAM, América do Norte, Europa e MEA (39 de operadoras de rede móvel). As principais descobertas:

  • Em quase todas as categorias, a esmagadora maioria sofreu pelo menos uma violação nos últimos doze meses;
  • Pelo menos 1/3 dos entrevistados relataram oito ou mais violações em uma única categoria
  • Com base nas respostas, os CSPs estão em constante luta, enquanto as ameaças evoluem

64% dos entrevistados dizem que suas equipes gastam mais de 30% do tempo em tarefas automatizáveis; e 42% dos entrevistados gastam mais de 40% de seu tempo nessas tarefas. Dada a escassez de especialistas em segurança, a automação deve ser uma prioridade fundamental para cada CSP.

Veja isso
Nokia anuncia laboratório de pesquisa em forensics de 5G
5G levará ISPs a se transformarem em MSSP

O relatório observa que o cenário de ameaças 5G está em constante evolução e as ameaças cibernéticas estão se tornando mais sofisticadas, fazendo com que os CSPs (provedores de serviços de comunicações) lutem para acompanhar a abundância de mudanças e ataques. É uma questão de quando ocorrerá uma violação, portanto, a automação é fundamental para os CSPs que estão gastando muito tempo em tarefas manuais, o que aumentará a eficiência de suas equipes de segurança. As ferramentas de segurança fragmentadas e a falta de automação tornaram um desafio para os CSPs defender e responder rapidamente a ameaças. À medida que os CSPs migram para 5G SA para oferecer mais serviços de valor agregado aos clientes, eles precisarão da ajuda de parceiros para segurança 5G, inclusive para serviços de segurança gerenciados (MSS).

A pesquisa está em “https://www.nokia.com/networks/5g-managed-security-survey/”

Compartilhar:

Últimas Notícias