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Cresce volume de fraudes contra farmácias online

Da Redação
14/07/2021

A empresa Konduto, especializada em prevenção de fraude para pagamentos online, divulgou um relatório com dados levantados pela consultoria Maeztra, que desenvolve, implanta e gerencia soluções em vendas online. Intitulado “1º Diagnóstico do varejo online de Farma”, foram compiladas informações sobre o segmento e números atualizados sobre as fraudes no mercado.

Nos últimos dois anos, o setor foi um dos que mais cresceu tanto no ambiente físico quanto no online. Devido ao aumento das vendas, as ações dos criminosos virtuais se intensificaram durante este período. Em 2020, 1,37% das compras realizadas nos e-commerces de farmácia foram tentativas de golpe. Do total do faturamento do setor, 2,05% correspondem a fraudes.

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“Os hábitos de consumo sofreram diversas mudanças com a pandemia de covid-19. O que percebemos é que isso também causou alterações no comportamento dos fraudadores. Nosso objetivo ao desenvolver o relatório era mostrar como está o cenário do setor farmacêutico, principalmente o varejo online, e entender um pouco mais sobre essa situação” comenta Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Outro dado interessante presente no estudo é com relação ao sistema operacional utilizado por esses criminosos online. Cerca de 76% das tentativas de golpe ocorreram nos navegadores Chrome e Chrome Mobile. Destaque também para os horários e dias escolhidos por eles para agir: 35% delas aconteceram entre 12h e 18h, que também é o período com maior número de vendas (40%), enquanto 10% ocorreram entre 0h e 6h. Terça-feira foi o dia da semana com mais fraudes registradas (17,52%).

Já com relação às investidas online por estado, São Paulo ocupa o primeiro lugar (42,9%), seguido por Minas Gerais (12,49%) e Rio de Janeiro (9,98%). “Precisamos ficar cada vez mais atentos para acompanhar e barrar as táticas dos golpistas. Só assim vamos conseguir garantir que os e-commerces não tenham prejuízos e consigam focar na operação e na entrega de melhores produtos para os consumidores”, afirma Canabarro.

Com informações da assessoria de imprensa

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