À medida que a Inteligência Artificial avança e as condições da economia e do mercado globais continuam desafiadoras, as empresas enfrentam uma escolha difícil: adaptar-se ou tornar-se obsoletas. Ficar na linha de frente na segurança digital não é mais uma opção —, mas é essencial para a sobrevivência do negócio.
Mario Cesar Santos, VP Global de Soluções da Aware, uma fornecedora de tecnologia para autenticação biométrica de identidades e usuários por face, voz, digitais e íris, acredita que a importância da tecnologia biométrica cresce no cenário atual da cibersegurança com o crescimento exponencial dos ataques contra as aplicações e sistemas de dados para a captura de dados pessoais. Segundo ele, a biometria se apresenta muito mais que uma ferramenta de segurança, mas como um divisor de águas para os negócios, para garantir a conformidade com a regulamentação e elevar a experiência do cliente.
“Temos observado uma crescente demanda dos usuários por interações perfeitas, simples e intuitivas, e constatamos em uma pesquisa que realizamos recentemente que mais de 50% das pessoas já estão usando autenticação biométrica todos os dias para segurança, seguida pela conveniência e velocidade no acesso. Esta é uma indicação positiva de que a tecnologia está caminhando para uma adoção em massa”, afirma o executivo.
As soluções biométricas estão em alta porque oferecem experiências inovadoras, fáceis de usar e são altamente eficientes, aponta o especialista da Aware. Seja reduzindo o atrito nos processos de pagamento, agilizando a verificação de identidade ou simplificando a integração com o usuário, a biometria é adaptável às futuras demandas de satisfação do usuário em todas as áreas, com finanças, saúde, jogos online, apostas esportivas, varejo e muito mais.
Os sistemas biométricos são equipados com mecanismos adaptáveis e resilientes para barrar as ameaças alimentadas por IA, como deepfakes. Outra vantagem é atender à exigência do usuário por acesso a seus serviços digitais sem quaisquer preocupações com a segurança dos seus dados biométricos.
Mario Cesar Santos também destaca vários aspectos impulsionados pelos avanços da biométrica nos processos de proteção de dados:
Os requisitos legais de privacidade
As demandas regulatórias e de conformidade constituem outro aspecto atendido pelas tecnologias biométricas e incorporam recursos integrados como o armazenamento de dados criptografados, anonimização e trilhas de auditoria detalhada. À medida que os cenários legais evoluem, as tecnologias devem estar aptas a se adaptar facilmente aos novos padrões, reduzindo o risco de penalidades e danos à reputação das marcas. Ao investir em biometria, as empresas se posicionam para ficar na linha de frente do combate aos novos riscos e evitar danos à reputação.
Por essa razão, a biometria já se mostrou proativa contra ameaças emergentes à segurança e equipada com mecanismos adaptáveis e resilientes que podem acompanhar as ameaças alimentadas por IA, como deepfakes. Ao investir em biometria, as empresas se posicionam para ficar à frente de novos riscos e evitar danos à reputação sempre que novas técnicas avançadas de fraude surjam.
Melhorando a acessibilidade para todos os usuários
Uma das vantagens mais significativas da tecnologia biométrica é seu potencial de tornar os processos de autenticação e segurança mais acessíveis a uma ampla gama de usuários. Para pessoas com deficiências físicas, os sistemas biométricos eliminam a necessidade de entrada manual, tornando o processo mais fácil e intuitivo.
Além disso, à medida que as empresas adotam cada vez mais tecnologias sem contato e prioritariamente via dispositivos móveis, a biometria garante que todos os usuários, independentemente de suas habilidades, possam ter acesso a opções de autenticação seguras e eficientes, agora e no futuro.
Os avanços da precisão dos algoritmos
O coração da tecnologia biométrica está na sua capacidade de identificar e verificar indivíduos de maneira rápida e altamente precisa. Com os avanços contínuos em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning), os sistemas biométricos estão se tornando mais rápidos e com uma precisão superior a 99,5%, melhorando a sua capacidade de reconhecer indivíduos em ambientes diversos ou distinguindo usuários legítimos de tentativas fraudulentas.
Essa melhoria contínua significa que as empresas podem se beneficiar de um desempenho aprimorado da biometria ao longo do tempo, sem precisar de atualizações significativas, garantindo que permaneçam à frente na corrida pela precisão e velocidade e sempre a um passo à frente, conectada com a inovação.
Olhando para o futuro com a biometria
Os desafios das organizações com a segurança são enormes e a tecnologia biométrica não apresenta apenas uma solução para solucionar este problema, sendo um investimento estratégico para as oportunidades de amanhã. Ela garante que as empresas permaneçam ágeis, escaláveis e preparadas para os desafios tecnológicos que estão por vir, evoluindo em conjunto com os avanços da Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e recursos de integração relacionados.