[ 187,826 page views, 63,177 usuários - média últimos 90 dias ] - [ 5.806 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

CPqD: metodologia para avaliação de segurança em medidores inteligentes

Esse é um dos resultados do projeto de segurança cibernética desenvolvido em parceria com a Elektro

A segurança da informação em redes inteligentes (smart grids) será o foco da participação do CPqD em dois eventos importantes – um deles internacional – programados para o mês de março. As apresentações terão como base os resultados do projeto Avaliação de Segurança em Medidores Eletrônicos e Smart Meters, que foi desenvolvido pelo CPqD em parceria com a distribuidora de energia Elektro, com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No evento European Smart Grid Cyber Security, que será realizado no dias 21 e 22 de março, em Londres, José Reynaldo Formigoni, gerente de Tecnologia em Segurança da Informação e Comunicação do CPqD, fará uma palestra sobre a experiência obtida a partir desse projeto – que, entre outros resultados, gerou uma metodologia de avaliação do nível de segurança de medidores inteligentes. “Essa metodologia permite analisar vulnerabilidades de software e hardware em medidores de vários fornecedores diferentes”, conta Formigoni.

Na palestra “Smart meter vulnerabilities in smart grid projects: Brazilian experience”,  ele dará uma visão geral da implantação de medidores inteligentes em projetos de smart grid em andamento no Brasil. Falará também sobre o problema de fraude nos medidores eletrônicos e apresentará a metodologia desenvolvida com a Elektro e, ainda, resultados de sua aplicação nos laboratórios do CPqD.

O outro evento que contará com a participação do CPqD é o Cyber Security Brasil Energy & Utilities – 3.ª Conferência de Segurança Cibernética para o Setor de Energia e Utilities no Brasil, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, em São Paulo. José Reynaldo Formigoni será responsável por conduzir os debates da sessão Smart Grid Cyber Security: Vulnerabilidades em Smart Meters e nas Redes Inteligentes, marcada para o segundo dia do evento (28), às 14 horas.

O projeto de P&D com a Elektro teve outros resultados relevantes. Um deles foi a construção de dois laboratórios – um na Elektro e outro no CPqD – para a realização de testes de avaliação de segurança em medidores inteligentes. Além disso, o projeto já deu origem a um livro publicado recentemente pela Elektro – com o título Avaliação de Segurança em Medidores Eletrônicos – e ao registro de um pedido de patente no INPI.