O FBI publicou um alerta sobre uma campanha na qual cibercriminosos estão enviando cartas para organizações de saúde, alegando que elas sofreram invasão do grupo de ransomware BianLian e que seus servidores estão em perigo. As cartas exigem pagamentos entre US$ 250.000 e US$ 500.000 em bitcoin.
Leia também
Criptografia pós quântica desafia bancos europeus
Chainalysis explica como a Bybit foi roubada
Segundo o FBI, não há evidências de que o verdadeiro grupo BianLian esteja envolvido nessas ameaças. A campanha parece ser um golpe para enganar as vítimas e forçá-las a pagar um resgate. O endereço de retorno das cartas está localizado em Boston, mas os responsáveis ainda não foram identificados.
A empresa de segurança Arctic Wolf monitorou o golpe e identificou pelo menos 20 organizações afetadas, 75% delas do setor de saúde. As cartas são enviadas para endereços comerciais, executivos específicos e até residências.
Os especialistas da Arctic Wolf destacam que esse método é incomum, já que grupos de ransomware reais geralmente usam e-mails e comunicações digitais para extorsão. A falta de informações de contato para negociação e o envio manual das cartas tornam o golpe ineficiente e suspeito.