Controladora da KFC e Pizza Hut revela roubo de dados em ataque

Da Redação
11/04/2023

A Yum! Brands, proprietária das redes de fast food KFC, Pizza Hut e Taco Bell, está enviando notificações de violação de dados para funcionários, cujas informações pessoais foram roubadas em um ataque de ransomware em 13 de janeiro. Nas cartas de notificação, a empresa informa que os invasores roubaram informações como nomes, números da carteira de motorista e carteira de identidade, entre outros dados.

“Estamos escrevendo para fornecer informações sobre um incidente de segurança cibernética envolvendo suas informações pessoais que ocorreu em meados de janeiro de 2023”, diz a Yum! Brands no comunicado. “Nossa análise constatou que os arquivos expostos continham algumas de suas informações pessoais, incluindo nome ou outro identificador pessoal em combinação com o número da carteira de habilitação ou número da carteira de identidade”, completou.

A empresa acrescentou, porém, que a investigação, ainda em andamento, não encontrou até o momento evidências de que os dados roubados tenham sido usados ​​para roubo de identidade ou fraude. Ela disse ainda que, além do envio de notificações individuais, está oferecendo serviços complementares de monitoramento e proteção.

Como reflexo direto do ataque de ransomware, a Yum! Brands foi forçada a fechar cerca de 300 restaurantes no Reino Unido. “Em 18 de janeiro, anunciamos um ataque de ransomware que afetou determinados sistemas de TI, resultando no fechamento de menos de 300 restaurantes em um mercado por um dia, interrompeu temporariamente alguns de nossos sistemas e resultou na retirada de dados de nossa rede”, disse a empresa em seu relatório anual de 2022 arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, na sexta-feira 7.

“Incorremos e podemos continuar a incorrer em certas despesas relacionadas a este ataque, incluindo despesas para responder, remediar e investigar este assunto”, disse a empresa no comunicado.

Veja isso
McDonald’s é alvo de hackers; clientes têm dados roubados
Hackers invadem e destróem dados em rede de hotéis

Em um registro de janeiro na SEC, a Yum! Brands também garantiu aos investidores que o ataque de ransomware não causaria nenhum impacto financeiro negativo notável. “Embora este incidente tenha causado interrupções temporárias, a empresa não está ciente de nenhuma outra interrupção de restaurante e não espera que este evento tenha um impacto adverso em seus negócios, operações ou resultados financeiros”, diz o relatório enviado à SEC.

A Yum! Brands e suas subsidiárias operam ou franqueiam mais de 55 mil restaurantes em 155 países e territórios, inclusive no Brasil, e conta com aproximadamente 36 mil funcionários em todo o mundo. A empresa não divulgou o número total de funcionários que tiveram seus dados roubados durante o ataque de ransomware. Com agências de notícias internacionais.

Compartilhar: