Network-Secure Campanha 01 Desktop Entrada: 22062022 21h52m
binary-4887768_1280.jpg

Computador quântico revela vulnerabilidade no algoritmo AES

Problema ameaçaria a privacidade dos dados em trânsito na web, transações bancárias e a segurança de e-mails
Da Redação
08/02/2021

Usando um computador quântico, especialistas da empresa suíça de TI Terra Quantum AG identificaram vulnerabilidades no AES, um dos algoritmos criptográficos mais utilizados no mundo. De acordo com os resultados do estudo, existem problemas no algoritmo que permitem quebrar a criptografia dos dados.

Veja isso
Criptografia do governo americano comprometida em ataque
Google financia melhoramentos na criptografia do Apache

Esses problemas ameaçariam ao mesmo tempo a privacidade dos dados em trânsito na web, transações bancárias e a segurança de e-mails, e nesse caso poderia haver consequências arriscadas até para gigantes da tecnologia como Google, Microsoft e IBM.

Os problemas foram encontrados no algoritmo de criptografia de bloco simétrico Advanced Encryption Standard (AES), disseram os especialistas. Como observou o diretor da Terra Quantum AG, Markus Pflitsch, eles conseguiram não apenas consertar mas também comprovar a insegurança do algoritmo de criptografia usando um computador quântico.

O AES foi adotado como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos. Em junho de 2003, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos determinou que a cifra AES era forte o suficiente para ser usada para proteger segredos de estado.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)