Usando um computador quântico, especialistas da empresa suíça de TI Terra Quantum AG identificaram vulnerabilidades no AES, um dos algoritmos criptográficos mais utilizados no mundo. De acordo com os resultados do estudo, existem problemas no algoritmo que permitem quebrar a criptografia dos dados.
Veja isso
Criptografia do governo americano comprometida em ataque
Google financia melhoramentos na criptografia do Apache
Esses problemas ameaçariam ao mesmo tempo a privacidade dos dados em trânsito na web, transações bancárias e a segurança de e-mails, e nesse caso poderia haver consequências arriscadas até para gigantes da tecnologia como Google, Microsoft e IBM.
Os problemas foram encontrados no algoritmo de criptografia de bloco simétrico Advanced Encryption Standard (AES), disseram os especialistas. Como observou o diretor da Terra Quantum AG, Markus Pflitsch, eles conseguiram não apenas consertar mas também comprovar a insegurança do algoritmo de criptografia usando um computador quântico.
O AES foi adotado como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos. Em junho de 2003, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos determinou que a cifra AES era forte o suficiente para ser usada para proteger segredos de estado.
Com agências internacionais