Começa o Exercício Guardião Cibernético 4.0

Mais de 120 organizações públicas e privadas tomam decisões, em tempo real, para resolver simulações de crise em incidentes cibernéticos
Da Redação
17/08/2022

Começou ontem e prossegue até sexta-feira dia 19 de Agosto a quarta edição do Exercício Guardião Cibernético, organizado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército (ComDCiber). O exercício é considerado o maior em defesa cibernética no hemisfério sul. O objetivo é criar e apresentar um ambiente realista no qual as infraestruturas críticas participantes precisam proteger dos ataques cibernéticos os seus sistemas de Tecnologia da Informação (IT) e de operação (OT).

Veja isso
Exército seleciona parceiros para o Guardião Cibernético 2022
Maior treinamento de ciberdefesa do hemisfério sul

O exercício, segundo informações do Exército, “é executado em plataforma virtual, num cenário realista, no qual cerca de 450 participantes de mais de 120 organizações públicas e privadas tomam decisões, em tempo real, para resolver as simulações de crise. As atividades são organizadas em quatro linhas de ação: Simulação Construtiva, Simulação Virtual, Palestras de Conscientização e Grupos de Estudos”. Foram modernizadas as modalidades tradicionais de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) e Simulação Virtual (Ataque e Defesa), e incluído um jogo CTF (Capture The Flag).

Participam do evento deste ano empresas como Cisco, Claro, Kryptus e organizações como a Comissão Nacional de Energia Nuclear. A sede do exercício foi em Brasília e um dos ‘hubs’ no Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.

A simulação virtual, segundo o Exército, utiliza um Simulador de Operações Cibernéticas, no qual são reproduzidos sistemas computacionais utilizados pelos especialistas dos órgãos e empresas participantes. Já a simulação construtiva “emprega gabinetes de crise das áreas de tecnologia da informação, comunicação social, jurídica e alta administração, que apresentam soluções para os eventos cibernéticos com impacto nas organizações. As discussões nos gabinetes de crise demandam ações nos níveis decisório/gerencial (gestão de crise) e técnico (resposta ao incidente)”.

O documento que descreve o cenário fictítio está em “https://www.vegetius.org.br/_files/ugd/03baa8_eddc8088adfc4248bff8522cd00bb877.pdf”

Foi produzido um vídeo de ambientação para o exercício:

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)