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Clientes do Santander Brasil alertam para sistema fora do ar

Da Redação
25/07/2022

No Down Detector, no Reclame Aqui, no Twitter e em outras plataformas de consumidores usuários de serviços do Banco Santander Brasil publicaram hoje reclamações sobre a falta de acesso ao mobile banking e ao internet banking da organização. O volume de reclamações caiu no início da noite e por volta de 19h30 clientes começara a informar que o sistema esta de novo operando. Vários clientes do banco C6 informaram problemas também com o aplicativo dessa instituição.

O CISO Advisor solicitou à assessoria de imprensa do banco Santander Brasil informações sobre o assunto e recebeu às 17h46 a seguinte comunicação: “O Santander informa que os serviços afetados pela instabilidade sistêmica ocorrida nesta segunda-feira, 25, estão sendo restabelecidos gradualmente. O Banco lamenta profundamente os transtornos aos clientes, que serão ressarcidos por eventuais cobranças motivadas pela indisponibilidade”. Às 21h27 o banco informou aos clientes ter superado o incidente: ““Nossos sistemas estão de volta ao ar, assim como todos os canais de atendimento. Nossas equipes trabalharam muito para resolver a falha no sistema e garantir que você volte a operar com absoluta tranquilidade, segurança e sem prejuízo algum. Qualquer cobrança que tenha ocorrido em virtude dessa indisponibilidade será ressarcida, mas, caso ainda tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento, APP Santander, Internet Banking ou diretamente na sua agência. Pedimos novamente as mais sinceras desculpas pelo transtorno de hoje e, por isso mesmo, agradecemos muito a sua confiança“.

Uma das possibilidades de causa seria problema em atualização de software mas uma fonte consultada pelo portal acha que dificilmente isso aconteceria por causa da sofisticada organização do banco. A fonte também descartou a possibilidade de um ataque DDoS pelos mesmos motivos.

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As reclamações dos clientes começaram por volta de 10h de hoje, com queixas de falta de acesso em muitos casos e operações não concluídas em outros. Em sua conta no Twitter, o banco responde aos clientes “Pedimos desculpas pelo ocorrido. Identificamos uma intermitência em nossos canais e já estamos trabalhando para regularização. Por favor, tente novamente mais tarde”.

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Segundo os dados registrados pelo site DownDetector, 73% das queixas são relacionadas ao mobile banking e 19% ao site de atendimento a empresas, além de 7% de reclamações sobre transações com o PIX. Um cliente relatou no Twitter que estava a 100 km de sua casa, com carro na oficina para revisão: “Como vou pagar e ir pra casa se o R$ está na conta e o app não funciona?”

Clientes se queixaram também de que a central de atendimento não sabia responder o que ocorria ou quando os sitemas estariam disponíveis.

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