DALL E3 Microsoft Designer image vpn security cyber brasil

CISA condena o uso de VPNs pessoais

A agência cibernética americana CISA publicou diretrizes de segurança para comunicações móveis, especialmente para indivíduos “altamente visados”, destacando a importância de proteger comunicações contra riscos de interceptação.

Leia também
QNAP corrige quatro falhas graves
Zero-day do Windows recebe correção não-oficial

Entre as recomendações estão o uso exclusivo de aplicativos que oferecem criptografia ponta a ponta, como Signal, e a substituição da autenticação multifator baseada em SMS por métodos mais seguros. A CISA também desaconselha o uso de VPNs pessoais, alegando que essas soluções transferem riscos do provedor de internet para o provedor de VPN, muitas vezes com políticas de segurança e privacidade questionáveis. É recomendável utilizar dispositivos com hardware recente, que incluem recursos de segurança ausentes em modelos mais antigos.

Para iPhones, a orientação inclui ativar o modo Lockdown, usar o Apple iCloud Private Relay e configurar DNS criptografado. Já para Android, a CISA sugere optar por fabricantes confiáveis que forneçam atualizações regulares de segurança e só usar o serviço RCS se a criptografia ponta a ponta estiver habilitada. As orientações respondem a ataques atribuídos a hackers ligados à China, que comprometeram dados de telecomunicações de indivíduos específicos nos EUA.