A Telefónica está lançando mundialmente o Sinfonier, um ambiente de trabalho participativo que auxilia os desenvolvedores e pesquisadores a criarem sua própria inteligência digital na área de segurança. O novo produto é parte do compromisso da empresa com a cibersegurança e investimentos em desenvolvimentos internos.
Em resposta à necessidade de dar suporte em tempo real ao processamento de informações colhidas a partir de diferentes fontes, o Sinfonier oferece aos usuários uma infraestrutura livre para criar topologias utilizando os módulos disponíveis na comunidade, além de desenvolver os próprios módulos. Graças ao Sinfonier, os usuários poderão colher informações a partir de uma diversidade de fontes, processar essa informação e enriquecê-la de forma contínua e dinâmica.
Na prática, o Sinfonier é uma comunidade aberta, participativa, com uma estrutura em tempo real (Apache-STORM), mas com interface gráfica intuitiva e uma camada de abstração que facilita o desenvolvimento de novas funções. Os desenvolvedores e pesquisadores alimentam o conteúdo em algoritmos na forma de topologias, obtendo máximo proveito das informações. Através de um modelo participativo no qual os usuários geram módulos tornando possível conectar o Sinfonier com interfaces, as informações são obtidas e transformadas, gerando um ambiente de inteligência digital que pode ser utilizado por todos os usuários da comunidade para criar seus próprios algoritmos de inteligência.
Qualquer pessoa, desde um pesquisador sem conhecimento de programação até desenvolvedores com ampla experiência, pode fazer parte da comunidade Sinfornier. Para conhecer o produto basta acessar www.sinfonier-project.net e preencher o formulário “Request an invite (Solicitar um convite)”.
A Telefónica está apresentando o Sinfonier em Recife, por meio de um hackathon durante a Campus Party Recife, e também em Madri (RootedCON) e México (Campus Party Guadalajara).