Cibersegurança na agenda do encontro Dilma-Merkel

Paulo Brito
15/08/2015

Na próxima semana, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, visita o Brasil, acompanhada de metade de seu gabinete de ministros, para a primeira edição das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha.

Principais pontos da viagem são os temas mercadorias e responsabilidades globais. De acordo com informações de círculos governamentais alemães, Berlim e Brasília também devem emitir uma declaração conjunta sobre política climática após as consultas, de dois dias, agendadas para 19 e 20 de agosto.

Também é previsto um reforço da cooperação na área da proteção de dados. De acordo com informações de Brasília, deverá ser acertado um intercâmbio regular entre autoridades ligadas à cibersegurança do Ministério das Relações Exteriores do Brasil com o Ministério do Exterior da Alemanha, visando melhorar a proteção contra as tentativas de espionagem dos Estados Unidos.

Segundo denúncias veiculadas na imprensa, tanto Merkel como a presidente brasileira foram vítimas de monitoramento telefônico do serviço secreto americano. Por causa disso, Dilma cancelou sua visita aos EUA, agendada para setembro de 2013. Em junho deste ano, ela deu fim às tensões com os Estados Unidos, com uma visita a Obama.

No âmbito das consultas intergovernamentais são planejados também acordos nas áreas de educação e pesquisa. O número de projetos conjuntos de pesquisa deve ser aumentado, e devem ser oferecidas mais oportunidades de intercâmbio universitário para brasileiros e alemães. Além disso, as aulas de alemão devem ser incentivadas em escolas e universidades brasileiras.

Compartilhar:

Últimas Notícias