Cibersegurança: hackers estão vencendo

Paulo Brito
28/05/2014

hackers-estao-vencendoOs hackers estão muito mais avançados do que os profissionais pagos para detê-los. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa que a consultoria PwC (a Pricewaterhouse Coopers) publicou hoje nos Estados Unidos, com dados levantados entre funcionários das agências federais, policiais e executivos das maiores empresas do país (todas da lista da Fortune 500). Nada menos do que 75% dos entrevistados da “12a Pesquisa Anual de Tendências do Cibercrime” admitiram ter detectado uma falha de segurança nos 12 meses anteriores, e um número médio de 135 invasões em cada organização. Pior ainda, a pesquisa mostrou que em 28% dos casos as invasões haviam sido feitas por pessoas da própria organização ou com a ajuda delas, fornecedores, prestadores de serviço ou ex-funcionários – em outras palavras, gente com acesso à rede da empresa.

Os cinco métodos de ataque mais utilizados informados na pesquisa foram: malware, phishing, interrupção de rede, spyware e ataques de negação de serviço (DoS ou DDoS). “Apesar dos substanciais investimentos em tecnologias de cibersegurança, os cibercriminosos continuam conseguindo descobrir como contornar essas tecnologias para obter informações que possam ser transformadas em dinheiro” disse Ed Lowery, chefe da divisão de investigação do serviço secreto. Ele acrescentoui em seu comunicado que as empresas e o governo precisam usar uma abordagem totalmente diferente em cibersegurança, que vai muito além do antivírus, treinando melhor seus funcionários e prestadores de serviço e tornando os processos mais protegidos. A pesquisa foi feita pela PwC em conjunto com o serviço secreto, a Cert da universidade Carnegie Mellon e a revista CSO.

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)