
A Selex ES, do grupo Finmeccanica, inaugurou hoje pela manhã seu novo centro de excelência para cibersegurança e ciberdefesa na sua fábrica de Chieti, na presença do Ministro do Interior italiano, Angelino Alfano. Um dos principais objetivos da Finmeccanica – Selex ES é definir um modelo estratégico para a Segurança Cibernética, que responda às necessidades não só da Europa, mas apoie o desenvolvimento da Agenda Digital italiana. O Centro de Segurança Cibernética de Chieti é constituído pelo Centro de Operações de Segurança (SOC) e pelo Open Source Intelligence Center, onde há um supercomputador. Com essa infra-estrutura a Finmeccanica – Selex ES está fornecendo serviços de segurança e de ciberinteligência para proteção contra ataques cibernéticos.
O Centro de Operações de Segurança oferece capacidade de consciência situacional, identificando os tipos de atividade maliciosa, com analise de forma dinâmica, correlacionando-os com outros eventos e avaliando o risco associado. As atividades de prevenção e defesa contra ameaças virtuais são baseadas nos alarmes gerados pelos cenários de ataque do SOC, e relacionadas com a identificação de novas vulnerabilidades. Além disso, o SOC garante a integridade e disponibilidade dos sistemas de informação atacados.
O supercomputador de 400 TFlops Finmeccanica – Selex ES é o trigésimo na lista dos 500 supercomputdores mais poderosos do mundo e está na segunda posição no ranking mundial “Green500”, que avalia a infra-estrutura de supercomputação para a sua taxa de eficiência energia.
A Finmeccanica – Selex ES sempre trabalhou na segurança cibernética, tanto para o mundo da Defesa quanto para o mercado civil, ao lado de instituições e grandes empresas do setor industrial e de serviços, na protecção de infraestruturas essenciais (energia, transportes, telecomunicações), de interesse público, empresas e cidadãos individuais.
A Finmeccanica – Selex ES executou o maior projeto de cibersegurança e ciberdefesa já construído fora das fronteiras dos Estados Unidos: a rede de segurança cibernética da OTAN. De fato, em fevereiro de 2012 , a empresa assinou um contrato para o desenvolvimento, implementação e suporte do Capability NATO Computer Incident Response – capacidade operacional completa (FOC- NCIRC ). Este recurso irá garantir a segurança das informações sobre 50 sites e locais da Aliança Atlântica em 28 países ao redor do mundo, para um total de mais de 20.000 usuários.
O estabelecimento de Chieti
O site Abruzzo tem cerca de 160 funcionários altamente qualificados . As principais tecnologias desenvolvidas sobre o Cyber Security Intelligence & Information Assurance , comunicações militares e profissional , a comunicação aviônica e identificação.