Cibercriminosos atacam alegando restituição do IR

Paulo Brito
09/05/2017
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Poucos dias após o fim do prazo da entrega da declaração o imposto de renda, usuários sofrem ameaças dos criminosos cibernéticos

A Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções Avira no Brasil, identificou uma ação os criminosos cibernéticos enviando e-mail falso em nome da Receita Federal informando que o contribuinte teria direito a uma restituição de no valor de R$3142,64 referentes aos anos 2013/2015, após análise das declarações deste período.

A mensagem pede para o usuário de computador abrir um formulário que, na verdade, é um link para descarregar um arquivo compactado com um vírus para roubar dados bancários do usuário.
 
Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, orienta não clicar no link e a não acreditar que a Receita Federal faça uma comunicação deste tipo. “Quando a Receita Federal necessita obter detalhes sobre uma declaração, ela envia um comunicado pelos Correios. Por tanto, esta mensagem é um ataque cibernético, que deve ser evitado a partir da atenção do usuário a este tipo de ação criminosa”, afirma.

O especialista reitera o que vem orientando quando é questionado sobre o assunto: o usuário deve manter atualizados o sistema operacional e todos os programas e aplicativos instaladas no PC e aparelho móvel, incluindo o software antivírus: “Esta é uma tarefa fácil e que eleva o nível de proteção contra os ataques dos criminosos cibernéticos’, enfatiza Lopes Freire.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest