A polícia do Maranhão prendeu em Bacabal (MA) John Cleiton Maia Sousa, de 22 anos, pela acusação de violar contas bancárias de terceiros por meio da internet. Ele é considerado o bandido que mais deu prejuízo nessa modalidade de cibercrime no estado, a ponto de ter aberto uma empresa no centro de Bacabal – a Reizinha Créditos – que oferece empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Segundo a polícia, John roubava cerca de 50 mil contas, tirando delas, periodicamente, apenas 33 centavos, para que o correntista não desconfiasse. Ele tentou subornar os policiais oferecendo R$ 300 mil para que seu computador não fosse apresentado à justiça.
Ele demonstrou aos policiais como realizava as transações entrando num sistema da Dataprev, e em contas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e de muitos bancos privados, inclusive criando contas instantâneas e vendo extratos de clientes e fazendo transferências de dinheiro. John disse que os sistemas são falhos e permitem fraudes.
John foi preso em sua própria casa. Além dele foram presas mais três pessoas pelas mesmas acusações: Maria Edite Machado Aguiar, Cleide Soares dos Santos e Sebastião Bezerra dos Santos. Eles retornavam de Timon (MA), onde fizeram saques em agências bancárias utilizando cartões clonados e carteiras de identidade falsas.
Serviço de Inteligência da polícia apreendeu com a quadrilha vários computadores e celulares que serão periciados. De acordo com os policiais, Cleiton tem propriedades em nome de terceiros, como apartamentos, carros, casas, fazendas e gado.