googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1592598795326-0'); });

Cibercrime organizado acaba de criar cartel e leilões

Quadrilhas de ransomware se organizam em cartel para venda de dados; e a gang Sodinokibi leiloa dados roubados
Da Redação
03/06/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

As gangues que operam os ataques de ransomware na Europa e Estados Unidos já começaram a ganizar em pelo menos um cartel, segundo informações da Ke-La, uma empresa israelense especializada no monitoramento de ameaças na Dark Web. Um dos indicadores disso, segundo informou a empresa, aparece no site em que a gang do ransomware Maze publica e vende os dados de vítimas, o Maze News. Agora, outras quadrilhas começam também a publicar roubos no mesmo local, começando com a Lockbit.

Outro indicador do refinamento das organizações é o fato de que os operadores do ransomware Sodinokibi lançaram um site de leilão semelhante ao eBay, onde planejam vender dados das vítimas que não pagam o resgate pelos dados roubados. O site surge poucos dias depois que a quadrilha vazou os arquivos supostamente roubados da empresa britânica de eletricidade Elexon.

No caso da Lockbit, é uma quadrilha que já opera um ransomware como serviço (RaaS) desde setembro de 2019, como uma operação isolada. Desde essa época a quadrilha começou a se autopromover nos fóruns russos de hackers, onde incentivam os distribuidores de malware e hackers a se unirem à sua operação. Para verificar o relacionamento deles com o Maze, o portal BleepingComputer entrou em contato com os operadores do Maze.

Veja isso
Ataque direcionado de ransomware continuará crescendo
Coronavírus é usado como ‘isca’ para ataques de phishing

A troca de mensagens confirmou que eles estão trabalhando com a LockBit para compartilhar sua experiência e plataforma de vazamento de dados. O Maze também declarou que outra operação de ransomware se juntaria ao grupo de colaboração nos próximos dias. “Dentro de alguns dias, outro grupo surgirá em nosso site de notícias, todos vemos nesta cooperação o caminho que leva a resultados benéficos mútuos, tanto para grupos de atores quanto para empresas”.

“Ainda mais, eles usam não apenas nossa plataforma para postar os dados das empresas, mas também nossa experiência e reputação, construindo um futuro sólido e benéfico. Tratamos outros grupos como nossos parceiros, não como nossos concorrentes. As questões organizacionais estão por trás de todo sucesso. negócios “, disse o grupo Maze à BleepingComputer.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest