Ciberataque tira do ar prefeitura de Las Vegas

Da Redação
09/01/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Incidente ocorreu às 4:30 de ontem. Até hoje pela manhã o site da Prefeitura continuava fora do ar. Alguns serviços aos cidadãos foram interrompidos

A prefeitura da cidade de Las Vegas confirmou ontem que foi atingida por um ataque cibernético que comprometeu todos os seus sistemas de rede de computadores. Os funcionários afirmaram que os cidadãos podem enfrentar breves interrupções nos serviços online.

Um post no Twitter feito pela Prefeitura declarou: “Tivemos um problema cibernético às 4h30 da terça-feira. Nossa equipe de TI está avaliando a extensão desse problema. Ao tomar conhecimento da tentativa, imediatamente tomamos medidas para proteger nossos sistemas de dados. Teremos uma imagem mais clara da extensão do problema nas próximas 24 horas. ”

Segundo David Riggleman, diretor de comunicações da Prefeitura de Las Vegas, o departamento de TI está avaliando o impacto do ataque e tomando as medidas necessárias para proteger seus sistemas. A Prefeitura acrescentou mais tarde que a equipe de TI detectou imediatamente a invasão e tomou medidas para proteger os sistemas afetados. A cidade respondeu colocando vários serviços offline, incluindo seu site público, que ainda está inativo .

As autoridades da cidade não divulgaram detalhes sobre a natureza do incidente, mas a imprensa local informou que ele pode estar associado a um vetor enviado por e-mail. Em uma declaração posterior publicada no Twitter ontem, a Prefeitura confirmou que “retomou as operações completas com todos os sistemas de dados funcionando normalmente. Graças aos nossos sistemas de segurança de software e à ação rápida da nossa equipe de TI, tivemos a sorte de evitar o que poderia ser uma situação devastadora”, afirmou.

“Não acreditamos que nenhum dado foi perdido em nossos sistemas e nenhum dado pessoal foi coletado. Não sabemos quem foi o responsável pelo problema, mas continuaremos a procurar possíveis indícios”, acrescentou a mensagem.

Em incidente semelhante em 2019, o governo do estado da Louisiana foi vítima de um ataque de ransomware. John Bel Edwards, governador da Louisiana, revelou que o ataque ao ransomware impactou o email, o site e outros aplicativos on-line do governo estadual.

“Hoje, ativamos a equipe de segurança cibernética do estado em resposta a uma tentativa de ataque de ransomware que está afetando alguns servidores estaduais. O Escritório de Serviços de Tecnologia identificou uma ameaça de segurança cibernética que afetou alguns, mas não todos os servidores estaduais ”, disse Edwards em um post no Twitter .

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest