A Check Point Software Technologies anuncia a aquisição da Atmosec, startup israelense de segurança cibernética especializada na descoberta e desconexão rápida de aplicações SaaS maliciosas, evitando comunicações arriscadas de software-as-a-service de terceiros e corrigindo configurações incorretas de SaaS. A previsão é que o negócio seja concluído ainda este mês.
Em comunicado, a Check Point Software disse que a aquisição vai aprimorar e expandir sua solução de segurança SaaS e abordar as lacunas de segurança e os pontos cegos nas aplicações SaaS. A Atmosec foi fundada em janeiro de 2021 e emprega 17 funcionários.
“A mudança para aplicações SaaS introduz desafios específicos, principalmente no domínio das comunicações maliciosas de SaaS para SaaS. As capacidades da Atmosec na descoberta, avaliação de riscos e visibilidade total são fundamentais para enfrentar esses desafios”, afirma Nataly Kremer, diretora de produtos e chefe de P&D da Check Point Software Technologies.
Segundo ele, a integração da tecnologia da Atmosec à arquitetura Check Point Infinity vai possibilitar a oferta de uma das soluções SASE (Secure Access Service Edge) mais seguras do setor, permitindo que as organizações gerenciem efetivamente a segurança SaaS, evitem vazamentos de dados, acesso não autorizado e disseminação de malware e garantam um ambiente de confiança zero robusto e adaptável.
Estudo da Statista revela um uso médio de 130 aplicações SaaS por organizações em todo o mundo. No entanto, pesquisa da Atmosec aponta que existem aproximadamente 700 aplicações SaaS adicionais em uso sem o conhecimento da área de TI. Com relação ao Brasil, a consultoria IDC estima que mais da metade dos investimentos em software no país neste ano estarão concentrados em SaaS, e tais aplicações trarão um crescimento de 27,5% no mercado de software.
Veja isso
Check Point Software adquire a Perimeter 81 por US$ 490 milhões
Check Point e WOMCY se unem para ter mais mulheres no setor
Além disso, em plataformas SaaS corporativas populares, como o Microsoft 365 e Slack, centenas de aplicações de terceiros estão conectados. Esse cenário de software como serviço em constante expansão não apenas aumenta a superfície de ataque potencial, mas também introduz muitas aplicações que podem ser prejudiciais ou usadas indevidamente para vazar informações confidenciais, muitas vezes ignorando a autorização adequada de TI, enfatiza a Check Point.
Os principais recursos da tecnologia Atmosec são:
• Rápida descoberta e desconexão de aplicações SaaS maliciosas, concluída em menos de dez minutos;
• Impede que aplicações SaaS de terceiros se comuniquem com o ambiente SaaS de uma empresa;
• Fornece visibilidade total de aplicações SaaS autorizadas e não autorizadas;
• Corrige configurações incorretas em aplicações SaaS, como repositórios expostos publicamente;
• Aplica a autenticação de múltiplos fatores (MFA) para acessar a aplicação e muito mais.