ChatGPT fica fora do ar em todo o mundo, mas hack é descartado 

Da Redação
28/02/2023

O ChatGPT, o famoso chatbot de inteligência artificial que gera respostas semelhantes às humanas, ficou fora do ar em todo o mundo por várias horas nesta segunda-feira, 27. A OpenAI confirmou que os usuários enfrentaram problemas, com muitos incapazes de acessar a ferramenta. A empresa alegou problemas e negou ter sido alvo de ciberataque.

Ao acessar o ChatGPT, os usuários tinham exibida a seguinte mensagem de erro: “o servidor da web de origem expirou ao responder a esta solicitação”.

A interrupção começou logo no início da manhã da segunda-feira. De acordo com o DownDetector, a interrupção do ChatGPT foi notada primeiramente nos EUA, Europa, Índia, Japão, Austrália e depois em outras partes do mundo. O Down Detector mostrou um pico de relatórios de usuários por volta das 8h30 da manhã (horário do Pacífico), bem como outro pico por volta das 11h. No entanto, depois de descobrir a raiz do problema, a OpenAI colocou temporariamente o ChatGPT offline para trabalhar em uma correção.

Na página de status, a OpenAI reconheceu um problema e em uma atualização por volta das 9h disse que “o tráfego para o ChatGPT está começando a melhorar depois que as correções iniciais foram implementadas”. Cerca de uma hora depois, em uma segunda atualização, a empresa disse que os problemas haviam sido corrigidos: “o acesso foi reativado aos clientes gratuitos e as coisas parecem operacionais”. Entretanto, por volta das 10h45, o ChatGPT voltou a ficar offline depois de ficar fora do ar por mais de três horas. 

A interrupção afetou apenas o próprio ChatGPT. A API da OpenAI e outros sites de chat permaneceram ativos, o que fez muitos usuários buscarem alternativas e serviços do ChatGPT como o Bing Chat da Microsoft. Além disso, os outros modelos da OpenAI, como o DALL-E 2, também permaneceram online.

Segundo a empresa, a interrupção ocorreu devido a “instabilidades do banco de dados” e começou a ser implementada algumas horas depois que os servidores foram colocados offline. OpenAI restaurou o serviço para assinantes do ChatGPT Plus primeiro, esperando cerca de 30 minutos antes de restaurar o serviço para usuários gratuitos.

Veja isso
Hackers usam aplicativos ChatGPT falsos para enviar malware
ChatGPT já está sendo utilizado em golpes de phishing e BEC

Esta é a segunda grande interrupção do ChatGPT nos últimos 90 dias. O serviço sofreu outra interrupção no dia 21 deste mês, que derrubou o chatbot por quatro horas e meia. A capacidade do servidor é um dos maiores problemas do ChatGPT. O chatbot se tornou extremamente popular e muitas vezes exibe mensagens de “falta de capacidade” quando novos usuários tentam acessar o serviço. 

A página de status do OpenAI mostra 17 interrupções da API nos últimos 90 dias, algumas das quais duraram mais de cinco horas. Isso pode se tornar um problema maior com o tempo, especialmente à medida que serviços como o Snapchat passarem a integrar o ChatGPT.

Compartilhar: