O Banco da Inglaterra, uma instituição que administra valores da ordem de seis trilhões de dólares, sofreu em julho uma falha no seu sistema de pagamentos, por causa da expiração de um certificado na infraestrutura de TI. Como resultado, o sistema CHAPS, que processou 6,9 biliões de libras em pagamentos em Agosto, foi interrompido. Demorou 91 minutos para restaurar a operação, mas durante esse tempo surgiram sérios problemas com o processamento das transações. O incidente foi discutido em detalhe no relatório anual do Banco de Inglaterra sobre a modernização dos sistemas de pagamentos. O tipo de certificado expirado não é especificado, mas provavelmente é um certificado SSL/TLS que fornece uma conexão segura e confirma a autenticidade do sistema. O rastreamento manual das datas de expiração de tais certificados pode causar falhas imprevisíveis e vazamentos de dados, exigindo gerenciamento automatizado.
Leia também
Ataques exploram falhas em bancos iranianos
300 bancos na Índia derrubados em incidente de ransomware
Esta é a quarta violação dos sistemas de pagamentos do Banco de Inglaterra em 2024 e a segunda relacionada com certificados. Houve em Janeiro uma interrupção de 39 minutos no sistema de liquidação, que afetou o CHAPS e o CREST (um repositório central de títulos), mas a causa permanece obscura.
O sistema LBTR, no qual o CHAPS é executado, está passando por uma atualização. A transição para a estrutura modular do novo sistema de gestão e contabilidade visa simplificar a conexão com novas organizações financeiras. No entanto, no momento, é difícil adicionar novos participantes ao sistema: a preparação para cada etapa da atualização do LBTR requer preparação técnica e prazos para alterações. Os próximos slots para conectar organizações ao sistema estarão disponíveis apenas em 2025.
Além do incidente de julho, outras interrupções foram registradas no ano passado: uma interrupção de 36 minutos em 26 de outubro de 2023 devido a problemas de configuração de rede e uma interrupção de 6 minutos em 17 de junho de 2024 causada por problemas com um sistema interno. Componente LBTR. Além disso, em 18 de julho de 2024, ocorreu uma interrupção global no sistema CHAPS com duração de 245 minutos devido a problemas com o serviço SWIFT Y-Copy.