[ Tráfego 9/Out a 7/Nov: 378.007 page views - 147.200 usuários ] - [ Newsletter 5.521 assinantes Open rate 27%]

CEO do Telegram é preso ao chegar na França

Da Redação
25/08/2024

O fundador do Telegram, Pavel Durov, foi detido no aeroporto Paris Le Bourget, informou a mídia francesa. O incidente ocorreu na noite de 24 de agosto, quando o avião particular do empresário chegou a Paris vindo do Azerbaijão. Junto com Durov, de 39 anos, seu guarda-costas e uma mulher não identificada estavam a bordo.

Leia mais
Telegram nega existir bug RCE em seu aplicativo de desktop
Telegram vira mercado livre para kits de phishing, diz empresa

Segundo o canal de TV TF1, Durov foi incluído na lista de pessoas procuradas na França (Fichier des Personnes Recherchées, FPR). A detenção ocorreu com base num mandado emitido pela polícia judiciária francesa no âmbito de uma investigação preliminar.

As autoridades francesas acusam Durov de cumplicidade no tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes relacionadas com a falta de moderação de conteúdos no mensageiro Telegram. Após sua prisão, Durov teria sido colocado sob custódia e deverá ser preso. As agências policiais francesas acusam-no de que numerosos crimes são cometidos na plataforma Telegram e nenhuma medida é tomada para evitá-los.

Segundo fonte da TF1, o mandado de prisão contra Durov era válido apenas na França. Segundo a fonte, o empresário sabia que era “persona non grata” neste país. “Ele cometeu um erro hoje. As razões para isso são desconhecidas para nós”, observou a fonte. Durov, que já foi criticado por censura insuficiente no Telegram, enfrenta agora também um escrutínio crescente por parte de autoridades de outros países, incluindo a Rússia, por usar o mensageiro para coordenar atividades ilegais e distribuir conteúdo extremista. O representante russo junto de organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov, bem como vários outros políticos russos, expressaram no domingo acusações contra a França, qualificando as suas ações de ditatoriais.

Compartilhar: