Celular de ex-primeira ministra do Reino Unido foi violado

Suspeita de autoridades é de que especialistas russos tenham ontido acesso ao telefone de Liz Truss enquanto ela era secretária de Relações Exteriores do Reino Unido
Da Redação
30/10/2022

Agentes que trabalham para o governo russo obtiveram no ano passado acesso à correspondência da ex-primeira ministra do Reino Unido, Liz Truss com a invasão de seu celular pessoal. O fato teria ocorrido enquanto ela foi ministra das Relações Exteriores, segundo reportagem publicada hoje pelo jornal Daily Mail. A invasão foi descoberta durante suaa campanha, mas os detalhes foram ocultos por decisão do então primeiro ministro Boris Johnson, e do secretário de gabinete, Simon Case.

O especialista em segurança Antony Glees disse ao jornal que ficou “chocado” com as revelações do The Mail on Sunday: “Temos ministros usando seus telefones particulares para conduzir negócios do governo pelo WhatsApp e seu e-mail pessoal, e isso precisa parar imediatamente. É totalmente irresponsável. É absolutamente aterrorizante. O que é duplamente horrível é que Boris Johnson sabia que isso tinha acontecido, mas optou por não comunicar. E temo que Liz Truss não seja a única a ter seu telefone comprometido”.

Veja isso
Reino Unido aprova fusão entre NortonLifeLock e Avast
Inglaterra faz alerta para risco de guerra cibernética

Os hackers teriam obtido acesso inclusive a mensagens com informações confidenciais sobre negociações entre Londres e os aliados e sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. Além disso, havia uma correspondência de Truss com o ex-ministro das Finanças Kwazi Kwarteng criticando o então primeiro-ministro Boris Johnson.

De acordo com a publicação do jornal, Johnson e o secretário de gabinete Simon Case concordaram em ocultar informações sobre o hack, que foi descoberto durante a campanha conservadora de verão.

Indiretamente, a informação é confirmada pelo fato de Truss ter mudado seu número de telefone no verão, um número que ela usava há mais de 10 anos.

Compartilhar:

Últimas Notícias