O sistema de segurança e privacidade CelAzul, uma tecnologia de criptografia forte totalmente desenvolvida no Brasil, acaba de ser reconhecida pelo Governo Federal como sistema estratégico paro fins de defesa nacional contra a espionagem em plataformas móveis de telecomunicações.
Esta nova classe de criptografia foi projetada no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa de segurança ZTec, de Brasília, e foi construída a partir de tipo um algoritmo proprietário, de domínio exclusivo da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).
Com isto, o sistema CelAzul se diferencia de produtos desenvolvidos para uso no mercado global a partir de códigos dominados por empresas e governos de outros países.
Juntamente como o certificado de “Produto Estratégico” concedido à plataforma CelAzul, o Governo reconheceu a Ztec como Empresa Estratégica de Defesa, através de certificação concedida pela Comissão Mista da Indústria de Defesa, que abrange diversos órgãos e ministérios.
Além de ganhar espaço nas compras governamentais, a ZTec pretende oferecer soluções de criptografia brasileiras também par o setor privado, através de uma parceria com a Aker, outra empresa de segurança de Brasília, que já detém a certificação de Empresa Nacional de Software e Inovação (Certics), também instituída por iniciativa do Governo Federal.
Em cooperação com a Aker, a ZTec está portando a plataforma de segurança CelAzul para livre comercialização no mercado, através da substituição da criptografia militar da ABIN por uma combinação dos algoritmos no padrão AES 250 e RSA, reconhecidos como padrão de mercado. Tais combinações são igualmente inéditas e de propriedade exclusiva da Aker.
De acordo com Raimundo Guimarães Saraiva Jr, presidente da ZTec “os órgãos de segurança e defesa rejeitam soluções estrangeiras, cuja base de confidencialidade está sujeita à legislação de seus respectivos países e não aos interesses do Brasil”.
Já para Rodrigo Fragola, Presidente da Aker, embora não seja declarada, a guerra cibernética está em franca evolução e com uma enorme taxa de ativismo por parte de empresas, governos e de um crime organizado cada vez mais bem aparelhado. “Daí a importância estratégica de parcerias como a da Aker com a Ztec, comenta o executivo.
Sobre a Z Tecnologia
Fundada em 1991, a Z Tecnologia – ZTec- é uma empresa de base tecnológica, focada em atender as necessidades de seus clientes com produtos de inovação com tecnologia nacional. A Z Tecnologia desenvolveu e licenciou produtos próprios de telecomunicações para a indústria, e também, prestou serviços de P&D para clientes preferenciais. Entre suas áreas de inovação estão o nicho de soluções privacidade, segurança e integridade de informações críticas desenvolvidas a partir de projetos com propriedade intelectual para a proteção das comunicações, autenticação segura, segurança de transações bancárias e certificação digital.
Sobre a Aker
A Aker Security Solutions, fabricante de soluções de Segurança da Informação, é a primeira empresa brasileira a disponibilizar produtos e serviços que garantem a máxima proteção dos dados. Com tecnologia de ponta, oferece soluções como: firewall, anti-spam, correlacionador de logs, firewall de aplicação, VPN, filtro de conteúdo e monitoramento remoto.
Os produtos Aker unem eficiência e confiabilidade, oferecendo tecnologia avançada de Segurança Digital, com a grande vantagem de serem livres de backdoors. A empresa é 100% nacional e orgulha-se disso, porque acredita na importância da valorização da tecnologia brasileira para ajudar a manter a soberania do País.