Cartão falso é bloqueado em transação online

Paulo Brito
22/07/2014

Cartão falso é bloqueado em transação onlineEmpresas do setor de pagamentos calculam que o índice de tentativas de compras irregulares pela internet no Brasil, com cartões falsificados, equivale a 2% das transações online, o que pode representar um prejuízo anual de R$ 600 milhões.  Quando isso acontece, o dono do cartão original reclama e o valor é estornado, mas geralmente o estabelecimento comercial arca com o prejuízo. Contra esse tipo de golpe, a Lyra Network comercializa uma tecnologia que tem como objetivo garantir que o lojista não tenha o prejuízo – nem o comprador tenha dor de cabeça. Essa tecnologia é o processo de autenticação 3D Secure, disponível no Brasil no gateway de pagamentos da empresa, o PayZen. O sistema foi desenvolvido para tornar a transação online mais segura.

Durante o processo de compra em uma loja online que tenha aderido ao programa 3D Secure, ao digitar os dados do cartão o comprador é direcionado ao site de seu banco, onde será feita a autenticação através de uma resposta a pergunta-chave previamente cadastrada, de um token físico ou de um código encaminhado por SMS, por exemplo. Feita a autenticação do comprador, as demais etapas da compra seguirão seu fluxo normal até a finalização do pedido. Esta etapa de autenticação evita que a loja seja prejudicada pelo uso de um cartão clonado ou de alguma ação fraudulenta com cartões.

Embora essa operação adicione uma etapa ao fluxo transacional, ela agrega vantagem em toda a cadeia do negócio. O banco, que assumirá o risco da transação, terá a oportunidade de autenticar o comprador antes que a transação seja autorizada, a loja terá a certeza de que receberá pela venda realizada, e, por fim, o comprador terá a garantia de estar fornecendo os dados de seu cartão a um ambiente seguro.

 

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