Captura de teclado e vídeo sem invadir a máquina

Paulo Brito
18/07/2014

Captura de teclado e vídeo sem invadir a máquinaÉ possível capturar e retransmitir dados de teclado e vídeo sem invadir a máquina. Essa possibilidade existe no Catálogo de Tecnologias de Acesso a Redes da NSA (National Security Agency), vazado pelo ex-técnico edward Snowden,  e vai ser demonstrada no próximo DEFCON, em Las Vegas, de 7 a 10 de agosto. O catálogo está disponível para download no Cisoadvisor (veja link mais abaixo) e tem 50 páginas descrevendo muitos equipamentos, um deles chamado retro-refletor, que entre outras coisas captura e retransmite teclado e vídeo. Como fora da NSA ninguém sabe como os retro-refletores operam, os engenheiros de segurança não podem se defender-se contra o seu uso. Agora, um grupo de pesquisadores de segurança liderado por Michael Ossmann, um pesquisador (hacker) de tecnologias sem-fio do estado do Colorado, descobriu não só como esses dispositivos funcionam, mas também conseguiu construí-los.

Tais sistemas vêm em duas partes – um “refletor” de captura e um de recepção, ambos baseados em SDR ou rádio definido por software. Um refletor, que a NSA chama de Ragemaster, pode ser fixado ao cabo do monitor de um computador para pegar imagens na tela. Outra, o Surlyspawn, fica no cabo do teclado capturando dados. Depois de muita tentativa e erro, Ossmann descobriu que esses dispositivos são simples e pequenos – pouco maiores do que um minúsculo transistor, e uma antena que não mede mais de 2cm.

[wpdm_file id=5]

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)