A Microsoft corrigiu um problema que fazia com que usuários da versão para desktop do Outlook, do Microsoft 365, parassem de se conectar aos servidores de e-mail por meio do Exchange ActiveSync. O Exchange ActiveSync (EAS) é um protocolo de sincronização usado pelo Exchange para permitir que os usuários acessem e-mail, calendário, contatos e tarefas.
O EAS usa HTTP e XML para comunicar e sincronizar dados entre o servidor Exchange e dispositivos móveis. Por padrão, o EAS está habilitado nas caixas de correio de novos usuários, e desativá-lo pode impedir que os usuários sincronizem suas caixas de correio com dispositivos móveis. “Temos que usar o Activesync para nos conectarmos ao nosso servidor de e-mail hospedado na nuvem. Outras sincronizações podem não ser afetadas”, disse um relatório de usuário da Microsoft.
O problema afeta apenas usuários do Outlook para o Microsoft 365 que atualizaram para a versão 2401 Build 17231.20182.
A Microsoft afirma que o problema foi resolvido na versão 2402 Build 17328.20068 e superior e pede aos usuários que instalem a atualização clicando em “Atualizar agora” em Arquivo > Conta do Office > Opções de atualização.
Veja isso
Falha no Outlook abre portas para execução remota de código
Mais de 28.500 servidores Exchange vulneráveis a bug crítico
Antes de resolver o problema, fabricante de software forneceu uma correção temporária para os usuários afetados reviverem suas versões desktop do Outlook, o que exigia a reversão das instalações, clique para executar do Office 365 para uma compilação do Office não afetada (a compilação sugerida é a versão 2312 Build 17126.20132) ou a mudança para um canal do Office que não apresentava esse problema de sincronização.
“Se você resolveu o problema revertendo para a versão anterior, reative as atualizações selecionando Arquivo > Conta do Office > Opções de atualização > Habilitar atualizações”, disse a empresa nesta segunda-feira, 4.
Para entender o problema que afeta usuários do Outlook para o Microsoft 365 que atualizaram para a versão 2401 clique aqui.