Os brasileiros sofreram 284.198 mil tentativas de fraude de identidade em janeiro, o que significa que a cada nove segundos um brasileiro é vítima de fraudadores. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 24,2%, quando foram registradas 375.064 tentativas, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.
“Apesar da queda em relação ao ano anterior, o número é significativo. É fundamental que o consumidor tenha muita atenção com seus dados pessoais e as empresas devem investir em soluções de autenticação e prevenção à fraude, além de conscientizar seus clientes divulgando informações e orientações seguras”, diz o diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
O gráfico abaixo mostra a variação das tentativas de fraudes desde janeiro de 2021.
Na análise por idade, a população com idade entre 36 e 50 anos foi a que mais foi vítima de tentativas de fraudes por identidade em janeiro, com 103.984. Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram 78.099 tentativas. O ranking segue com pessoas entre 51 e 60 anos (40.335 mil tentativas), aqueles de até 25 anos (31 mil tentativas) e consumidores acima de 60 anos (30.780 mil tentativas).
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No recorte por setores, as tentativas de fraude em janeiro de 2023 relacionadas ao segmento de bancos e cartões lideraram com mais de 133.970. Em seguida aparece o setor de serviços com 78.219, acompanhado por financeiras, com 55.703. Varejo aparece em quarto lugar, com 12.577 pessoas que foram alvo. Telefonia ficou em último lugar, com 3.729.
No ranking estadual, São Paulo liderou com 87.564 tentativas no mês de janeiro. O Rio de Janeiro ficou em segundo, com 28.694, e, terceiro, Minas Gerais, com 25.860. O estado com o menor índice foi Roraima, com 489 (veja gráfico abaixo).
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na companhia; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).