Brasileiro teme hackers, fraudes e roubo de ID

Clique para ampliar

Hackers, roubo de identidade e fraudes bancárias. Esses são alguns dos temas que mais preocupam os brasileiros quando se fala de segurança da informação segundo a última pesquisa Security Index, feita pela Unisys. A preocupação com roubo de identidade atinge 76% dos entrevistados, enquanto as fraudes bancárias inquietam 75%. Nas entrevistas eles indicaram estar muito ou extremamente preocupados com esses temas. Segurança pessoal, ataques de hackers e vírus cibernéticos fazem parte das preocupações de 67% dos entrevistados.

A pesquisa Unisys Security Index 2018 entrevistou 13 mil pessoas entre 19 de agosto e 3 de setembro, em 13 países ao redor do mundo, incluindo mais de mil brasileiros. O estudo global mede o comportamento dos consumidores em uma ampla gama de questões relacionadas à segurança.
Outros destaques dos resultados no Brasil:

  • 81% temem que ataques hackers pudessem afetar o resultado das eleições brasileiras
  • 43% se mostraram muito ou extremamente preocupados com a questão acima
  • A maioria apoia o uso de dispositivos de IoT para alertas de emergência (91%), rastreamento de bagagem (88%), monitoramento da saúde (83%) e pagamentos com cartões de crédito (60%)
  • 53% são a favor do uso de tecnologia para ajudar as agências de segurança a resolver crimes com mais rapidez e eficiência
  • 73% concordam com a criação de um registro único de identificação usando um ou mais sinais biométricos
  • 97% estão preocupados com o uso indevido de redes sociais para fins criminosos
  • 64% estão seriamente preocupados com a segurança das transações online

O índice total de preocupação com segurança no Brasil é considerado alto: 185 pontos em uma escala de 0 a 300. O resultado deste ano está apenas quatro pontos abaixo do índice de 2017. No mesmo período, os índices para a Colômbia e Argentina aumentaram 47 e 23 pontos, respectivamente. Globalmente, o índice se mantém em 173 pontos, o mesmo de 2017. Em comparação com o ano anterior, o maior aumento (+4 pontos) está relacionado a preocupações com a segurança na Internet.

  • No Brasil, os indicadores mostram que os entrevistados estão mais preocupados em perder sua identidade ou informações financeiras do que com guerras, terrorismo ou desastres naturais

O relatório do Unisys Security Index™ 2018 está disponível para download em:

https://www.unisys.com/unisys-security-index/brazil

Compartilhe
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp