O relatório da Kaspersky “Mais conectados do que nunca: como estabelecemos nossas zonas de conforto digital”, encomendado pela Kaspersky, mostra que o brasileiro está mais consciente dos riscos em suas atividades digitais, mas ainda precisa aperfeiçoar seu comportamento online: cerca de 1/3 dos usuários do país considera-se ‘comum demais’ para ser hackeado e isso leva a uma negligência da segurança.
O estudo foi feito pela agência de pesquisas Sapio com um total de 10.081 participantes, no Brasil e em mais 19 países, e as respostas compiladas em maio de 2020. Entre as principais conclusões, destaca-se a de que 73% dos brasileiros que estão trabalhando em casa afirmam estar mais conscientes de sua segurança digital, mas 48% deles disseram que não mudaram seus hábitos online.
A negligência com a cibersegurança tem origem em três motivos: 45% dos brasileiros a desprezam “pois a vida é corrida”, mesmo reconhecendo que deveriam prestar mais atenção a isso; 36% simplesmente se sentem seguros em realizar transações financeiras e de negócios de forma online; e, por fim, 33% dos brasileiros duvidam que tenham algo de valor para serem vítimas de ciberataques.
Veja isso
Quase ¼ dos brasileiros não sabe como apagar dados pessoais da web
51% dos brasileiros não fazem backup de seus dados
Para lidar com as questões de segurança, quase dois terços (62%) dos brasileiros dizem instalar apenas apps confiáveis em seus dispositivos, obtidos em lojas oficiais como Apple Store e Google Play, e mais da metade (54%) faz verificações de segurança regularmente em todos eles. Apesar disso, uma tendência perigosa também aparece para 10% dos brasileiros, que admitiram já ter usado o Wi-Fi de vizinhos sem o conhecimento deles.
“Este ano ficará marcado por como o isolamento social acelerou a transformação digital das empresas e das pessoas. Por isso, nosso objetivo com o estudo foi entender como isso está afetando nosso comportamento online e quais são as novas ‘zonas de conforto digitais’. Porém não me surpreende o baixo impacto que tudo isso teve nos hábitos dos brasileiros. Somos um povo muito digital, tanto que figuramos entre os top 3 usuários nas principais redes sociais. A boa notícia é que estamos mais conscientes sobre o tema da segurança digital. Sempre digo que não podemos acreditar que algo novo seja seguro e espero que este conceito seja adota por mais pessoas a cada dia. Entender essas brechas de informação sobre cibersegurança nos ajuda a saber como podemos ajudar a otimizar a segurança em ‘zonas de conforto digitais’”, afirma Roberto Rebouças, gerente executivo da Kaspersky no Brasil.