fraude no comércio eletrônico

Brasil teve 1 tentativa de fraude a cada 11 segundos em abril

Da Redação
26/06/2023

Os brasileiros sofreram uma tentativa de golpe a cada 11 segundos no mês de abril, o que resultou em um total de 232.478 investidas de cibercriminosos contra consumidores e empresas a fim de fraudá-los ou roubar suas identidades. Os dados, que são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o qual mostra que, apesar de alarmantes, o número representa uma queda de 14,8% na comparação com março e um recuo de 22,2% em relação a abril de 2022 (veja gráfico abaixo). 

“As tentativas de fraude estão cada vez mais popularizadas, fazendo com que os consumidores e empresas estejam mais atentos sobre os tipos de golpe que podem sofrer em ambientes digitais. Isso pode explicar a queda nas tentativas, mas, ainda assim, é necessário redobrar a atenção e investir em formas de combatê-las”, declara o diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

O segmento preferencial dos cibercriminosos para aplicar golpes em abril foi o de bancos e cartões (46,4%). O executivo explica que isso é devido ao avanço tecnológico que garante um ganho financeiro rápido aos golpistas, em função das transações serem instantâneas. Em seguida no ranking ficou o setor de serviços (26,8%), financeiras (20,9%), varejo (4,7%) e telefonia (1,4%).

Alvo dos criminosos: adultos entre 36 e 50 anos

O indicador de tentativas de fraude mostrou ainda que, em abril, os adultos com idades entre 36 e 50 anos foram os alvos principais dos golpistas, com 36,6% de incidência. Em seguida foram aqueles com 26 a 35 anos (27,5%), 51 a 60 anos (14,2%), jovens de até 25 anos (10,9%) e idosos acima dos 60 anos (10,8%).

No recorte por região do paísos números mostram que São Paulo (71.820), Rio de Janeiro (23.540) e Minas Gerais (21.082) foram, respectivamente, as unidades federativas (UFs) que mais sofreram com tentativas de fraude em abril de 2023. Confira a seguir a listagem completa:

Veja isso
Setor de comércio sofreu mais de 200 milhões de ataques na AL
PF faz operação contra fraudes bancárias com apoio da Febraban

O indicador revela ainda que a cada 1 milhão de habitantes, houve 1.077 tentativas de fraude no Brasil. Na análise por unidade federativa neste recorte, o Distrito Federal (DF) liderou com 1.755 tentativas de golpes a cada 1 milhão de habitantes e o Maranhão foi o estado com a menor incidência (483). Veja no gráfico a seguir os números completos:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).

Compartilhar: