Brasil tem 531 mil imagens de diagnóstico expostas na web

Empresa CybelAngel descobriu na web 45 milhões de arquivos contendo imagens de sistemas de diagnóstico médico, dos quais 531 mil no Brasil
Da Redação
17/12/2020

A empresa de segurança CybelAngel, sediada em Nova York, anunciou ter descoberto mais de 45 milhões de arquivos contendo imagens de sistemas de diagnóstico médico – incluindo raios-X e tomografias computadorizadas. Dessas imagens, exatamente 531.303 estão em sistemas de clínicas e hospitais brasileiros abertos na web.

As informações estão publicadas no relatório “Full Body Exposure”, resultadco de uma investigação de seis meses sobre dispositivos NAS (network attached storage) e DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), o padrão usado por profissionais de saúde para enviar e receber dados médicos. Os analistas da empresa descobriram que milhões de imagens confidenciais, incluindo informações pessoais de saúde (PHI), estavam disponíveis sem criptografia e sem proteção por senha.

Veja isso
Brasil: imagens médicas expostas já chegam a 42,3 milhões
Ataques a hospitais estão aumentando, diz Interpol

As ferramentas da CybelAngel verificaram aproximadamente 4,3 bilhões de endereços IP e detectaram mais de 45 milhões de imagens médicas expostas em mais de 2.140 servidores desprotegidos, em 67 países, incluindo os EUA, Reino Unido e Alemanha.

Os analistas descobriram que imagens médicas disponíveis abertamente, incluindo até 200 linhas de metadados por registro que incluíam informações de identificação pessoal; nome, data de nascimento, endereço e também informações de saúde como altura, peso, diagnóstico, etc. Esses arquivos podiam ser acessados sem a necessidade de um nome de usuário ou senha. Em alguns casos, os portais de login aceitam nomes de usuário e senhas em branco.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)