Brasil: só 32% das empresas têm área de cibersegurança

Dados estão na pesquisa feita pelo Instituto Datafolha para a Mastercard, chamada de “Barômetro da Segurança Digital”
Da Redação
02/06/2021

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha para a Mastercard, chamada de “Barômetro da Segurança Digital”, mostra que 57% das empresas brasileiras nos setores de educação, finanças e seguros, tecnologia e telecom, saúde e varejo são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência, e que em apenas 32% delas existe uma área de cibersegurança. A pesquisa obteve informações com decisores da área de tecnologia e mostrou que embora as organizações reconheçam a importância da cibersegurança, não desenvolvem políticas de segurança digital e treinamento para os seus funcionários de forma aprofundada.

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das empresas, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%. Enquanto a maioria afirma ter um plano de resposta a um possível ataque cibernético, apenas um terço fez algum tipo de teste preventivo nos três meses antecedentes à realização da pesquisa. Importante destacar que grande parte dos ataques cibernéticos, acontecem a partir de terceiros, fornecedores, por isso, a importância do endereçamento deste ponto internamente e entre as empresas que prestam serviço para a sua empresa.

Veja isso
Mitos da carreira elevam carência de profissionais em cibersegurança
Brasileiro vê redes Wi-Fi como mais vulneráveis a ameaças

Entre os segmentos analisados finanças e seguros e tecnologia e telecom são os mais preparados em cibersegurança, enquanto educação e saúde são setores que ainda apresentam muitas vulnerabilidades. As empresas acreditam que as áreas mais suscetíveis para ataques de hackers são o departamento financeiro e o banco de dados de seus clientes, sendo que 11% delas afirmaram ter sofrido algum tipo de ataque cibernético em 2020.

Adicionalmente, a maioria das empresas entrevistadas acredita que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trará mais benefícios do que prejuízos para as organizações. O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa DataFolha, por solicitação da Mastercard, entre os dias 01 e 25 de fevereiro de 2021. Por meio de entrevistas telefônicas, o estudo nacional conversou com 351 decisores da área de tecnologia, com a margem de erro de 5,0 pontos percentuais total.

“Investir em cibersegurança é importante para trazer confiança para gestão dos negócios e credibilidade diante de clientes e parceiros. Hoje, mais do que nunca, os consumidores desejam interações simples, rápidas e seguras com quem se relacionam online. Por isso, cabe às organizações endereçarem este ponto internamente. A Mastercard oferece soluções para empresas que vão além de cartão abrangendo desde inteligência artificial até proteção de sistemas e dados. Nossa expertise global nos torna parceiros estratégicos ideal para empresas atuarem de forma segura e conquistarem a confiança de seus consumidores”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard.

Com informações da assessoria de imprensa


Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)