ciberdefesa

Brasil e Finlândia assinam colaboração em cibersegurança

Da Redação
10/11/2021

Brasil e Finlândia assinaram ontem um Memorando de Entendimento sobre Cooperação na Área de Segurança Cibernética. O documento estabelece as bases para diferentes inciativas bilaterais, como a troca de informações sobre incidentes no ambiente virtual, intercâmbio de experiências na formulação de políticas públicas e regulamentos, além de ações de capacitação de técnicos, troca de conhecimento entre especialistas e conscientização da sociedade sobre riscos “online”. O documento foi assinado pelo general Augusto Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e pelo ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior da Finlândia, Ville Skinnari.

Veja isso
Rússia propõe aos EUA acordo diplomático sobre guerra cibernética
Supervisor do grid europeu tem incidente na rede de escritórios

Durante o encontro, os dois ministros abordaram diferentes aspectos das relações entre os dois países, em especial as ameaças atuais à segurança cibernética e a tecnologia “5G” num contexto de crescentes tensões também no ambiente virtual. O ministro Skinarri apresentou elementos da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética da Finlândia, ao passo que o General Augusto Heleno aludiu a iniciativas do GSI/PR nesse setor, como a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.

Na agenda bilateral, predominam tradicionalmente temas positivos e há interesse mútuo em expandir a cooperação em áreas estratégicas. Os dois países compartilham preocupações com ataques cibernéticos e possíveis interferências em processos eleitorais.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar: